Por que gatos enterram suas fezes?
Enterrar as fezes não é só uma ação de limpeza dos gatos, na verdade, enterrar as fezes é um ato indicativo da subordinação de um gato, em função da sua posição social. Eles as enterram para evitar que o odor se propague.
Através de estudos sobre o comportamento dos gatos selvagens, pesquisadores descobriram que os gatos dominantes não enterram suas fezes. Eles defecam em pontos elevados dentro do seu meio ambiente, fazendo com que o odor produza o máximo efeito de propagação. Somente os gatos selvagens mais fracos e os submissos ocultam suas fezes.
Isso acontece também com os gatos domésticos. Eles se sentem dominados tanto por outros gatos como por nós mesmos (somos mais fortes fisicamente e temos controle sobre seu alimento). Nosso domínio sobre o gato inicia quando ele ainda é filhote e continua durante toda a sua vida.
Ao enterrar suas fezes o gato não elimina por completo o odor, mas este fica muito reduzido. Assim o gato pode continuar anunciando sua presença através de seus odores, porem sem tanta intensidade que chegue a ser uma ameaça.
Deixe o seu comentário