Dálmata
Dálmata é uma raça de cão muito apreciada por sua típica pelagem manchada. É marca registrada desta raça e faz dos dálmatas cães especiais no gosto dos amantes de cachorros. É considerado nos dias atuais como um cão de companhia, e de caça, que se destaca por sua inteligência, por sua fidelidade ao dono e por sua simpática vivacidade.
Apesar de tão conhecida, a raça tem origens obscuras, não se sabe exatamente onde o dálmata poderia ter se originado. Alguns afirmam que a raça teria se originado na região mediterrânea, provavelmente na Grécia antiga, e existem gravuras gregas representando cães semelhantes ao dálmata, outros afirmam que as origens da raça seriam orientais, provavelmente do norte da Índia e, outros pensam que a Dinamarca poderia ser o berço da raça. Oficialmente é reconhecido como uma raça da Croácia.
Apesar das diversas teorias acerca de sua origem, o dálmata se espalhou pela Europa durante a Idade Média acompanhando caravanas ciganas através da Dalmácia (sendo o nome dálmata originado desta região) e da antiga Iugoslávia. A raça entrou na moda entre os aristocratas europeus como "cão de coche" ou "coach dog" como era chamado. Um par de dálmatas acompanhando os cavalos de uma carruagem era sinal de riqueza e elegância, praticamente todos os que eram ricos o suficiente para possuir cavalos e carruagens tinham também seus dálmatas. É provável que a relação entre os dálmatas e as carruagens tenha começado desde as caravanas ciganas, acompanhadas por ele. A moda chegou aos Estados Unidos onde a raça rapidamente se tornou o cão mascote dos bombeiros americanos (na época em que os carros de bombeiros eram puxados por cavalos) e permanece como mascote da maioria dos quartéis de bombeiros americanos até hoje. A raça é conhecida pelo seu bom relacionamento com cavalos, e, é uma das preferidas por donos que gostam de passear a cavalo acompanhados de seus cães.
O pêlo branco e as inúmeras manchas pretas (ou castanhas) fazem do Dálmata um cão incomparável, de uma enorme originalidade e singularidade. O fato de ter maior ou menor número de manchas não tem qualquer relevância, desde que não estejam juntas. As orelhas são predominantemente pretas e o focinho branco. A cauda apresenta com frequência um movimento em arco e, embora mais raramente, algumas manchas pequenas. O seu aspecto nobre e esbelto torna o Dálmata um cão muito elegante.
É um cão resistente e que se adapta bem a qualquer temperatura mas por vezes são sujeitos a problemas de pele e pelo, tendo de andar bem vigiados nesse sentido. Uma escovação por semana é o necessário já que o seu pêlo é forte e curto. Outro problema é a surdez, esta raça é bastante afetada por esta característica. É um cão que necessita fazer bastantes exercícios físicos diários para poder gastar toda a sua energia. Uma raça muito propícia também a problemas cardíacos.
Deixe o seu comentário