Os gatos e a música
Nossos amigos felinos podem se interessar por música?A resposta é sim. Afinal, os felinos têm uma similaridade imbatível com os seres humanos: seu cérebro. Além de ter uma estrutura muito similar à nossa, sabemos hoje que a mesma área do cérebro humano responsável pelas emoções é a mesma no cérebro dos felinos.
Os gatos reagem à música de forma muito particular. Por vezes miam, outras vezes acalmam-se. Os gatos ouvem melhor do que os humanos, embora não captem os sons mais graves. Os gatos ouvem os sons entre as freqüências 30 Hertz e 65 Kilohert, enquanto que os humanos captam os sons entre 20 Hertz e 20 Kilohertz. Os gatos parecem relaxar ao som de violinos, mas estudos indicam que a música Rock pode-lhes perturbar o descanso. Cada gato tem os seus gostos musicais, mas existem CDs especialmente compostos para eles.
A capacidade diferenciada dos felinos de reconhecer sons fez com que durante sua evolução eles criassem um elaborado código (quase um alfabeto) onde diferentes sons (miados, ronronados, roncos, respirações etc..) emitidos em diferentes tons(agudos, médios ou graves)e em diferentes tempos(longos, médios ou curtos)tenham significados totalmente diferentes, variando desde um chamado de socorro do filhote ao som emitido pela fêmea para atrair um macho.
Os gatos apresentam diferentes comportamentos uns dos outros, alguns mais calmos, outro agitadíssimos. Para o segundo tipo de gato, o professor e médico veterinário Dr. Bubna-Littitz, que supervisiona um centro de pesquisas de psicologia animal na Universidade Veterinária de Viena – Áustria desenvolveu músicas tranqüilizantes, que afetam o comportamento dos gatos e os deixam mais calmos.
O Dr. Bubna-Littitz vem desenvolvendo essas músicas desde 1990, e desde lá vem observando o comportamento dos gatos submetidos à música tranqüilizante que ele criou. Os efeitos são sempre muito positivos, e os donos de gatos ficaram muito satisfeitos com o tratamento.
As músicas são compostas com sons calmos, com sons específicos para gatos, que os induzem ao relaxamento. Quando o gato fica relaxado, em um ambiente tranqüilo, ele fica com uma boa sensação de bem-estar e diminui a intensidade da agitação. E as músicas que o Dr. Bubna-Littitz fazem o gato ter essa sensação, por a música ser ritmada em sons calmos, e conseqüentemente, diminui o diminui o ritmo do gato.
O som deve ser sempre ser baixo, gatos odeiam sons altos. Lembre-se, ele ouve melhor e numa freqüência mais abrangente que a sua. A lógica é simples: se você acha que está baixo, para o seu gato está bom.
Bom concerto e feliz audição!!!
Deixe o seu comentário