Cavalier king Charles spaniel
O cavalier é ainda uma raça pouco divulgada no Brasil, já na Inglaterra está entre os cinco mais populares. Mais que os yokshires e poodles. De um temperamento invejável, este cãozinho é alegre, amistoso e sem tendências a timidez. Adapta-se a qualquer ambiente, mas, se torna extremamente feliz quando criado junto à família.
Sabe-se que no início do século XV já existiam exemplares da raça na Inglaterra. No século XVII recebeu o nome de king Charles spaniel numa homenagem ao Rei Charles II que era verdadeiramente apaixonado por estes cães, mas ao decorrer do tempo foi se transformando. Já no século XIX tinha um porte bem mais reduzido, o focinho ficou mais curto, e um stop mais acentuado, orelhas mais baixas e cabeça mais abobadada. Assim, para tornar nítida a diferença entre seu ‘primo’ de menor porte, adicionaram a pataura cavalier, e hoje temos então duas raças distintas: king Charles spaniel (nos EUA chamado de english toy spaniel) e caavalier king Charles spaniel, que difere em tamanho, aparência e temperamento.
Não estranhe se o seu cavalier ‘viver o dia caçando’, pois em sua terra natal é um cão muito apreciado para o esporte, onde sua performance é notável, pois tem um excelente faro e, é usado inclusive para farejar drogas.
Possui pelagem longa, sedosa e muito macia, permitindo leves ondas de pêlo. As franjas, nas orelhas, membros e cauda devem ser longas. Nas patas a franja é dinstiguida como uma qualidade desta raça. Não é permitido qualquer tipo de tosa, somente entre as almofadas poderá ser aparado.
Reconhecem-se quatro cores de pelagem: com áreas de cor castanho e brancas, a cor mais comum da maioria preto e branco, com manchas de cor canela nas bochechas, nas orelhas, nas sobrancelhas, dentro das pernas, e em baixo da cola preta com manchas de cor canela acaju.
Deixe o seu comentário