Coelho anão
O coelho anão é um excelente animal de companhia.
Não faz barulho, o seu pêlo não ganha cheiros e o seu custo é bastante baixo.
Além disso, é regra geral, serem mansos e carinhosos com os donos e estabelecem laços de cumplicidade importante com as crianças.
O coelho anão é, por norma, um animal já muito cruzado. É possível encontrá-los com as orelhas eretas ou caídas, com o pêlo curto ou comprido, maiores ou menores, e numa enorme variedade de cores, que vão dos brancos com olhos vermelhos ao preto, passando pelos brancos malhados.
Os coelhos anões têm ainda a vantagem de não necessitar de uma gaiola muito grande, desde que regularmente o solte no chão da casa para poder exercitar os músculos das pernas.
Quando os soltar, mantenha-se sempre atento! O coelho é um roedor, e adora fios elétricos e de telefone, e se houver um pé de um móvel por perto, também tentará roê-lo.
Um dos pormenores a observar nos coelhos é o sono. Os coelhos adormecem de repente, caindo para o lado, pelo que acontece frequentemente os donos, das primeiras vezes que observam o fenômeno, julgarem que lhes aconteceu alguma coisa.
Não é motivo para que fique preocupado, o seu coelho está só a dormir uma sesta.
As acomodações dos coelhos devem ser arejadas e espaçosas, podendo a cama ser feita com feno ou tecido apropriado.
Os coelhos fazem as necessidades sempre no mesmo local, no sítio que ele escolheu. Pode colocar-lhe nesse local areia dos gatos, já que este é bastante absorvente para líquidos e alguns absorvem os cheiros, o que neste caso também é importante, já que a urina dos coelhos tem um cheiro intenso.
Mude com frequência o areia ou o feno onde o coelho faz as necessidades.
A alimentação destes roedores deve ser feita à base de alfafa, aveia e feno. No entanto, encontra com facilidade misturas apropriadas com todos os nutrientes necessários, nas lojas de animais.
Os legumes frescos podem ser dados, desde que em pequenas quantidades, pois uma alimentação demasiado rica em legumes vai provocar perturbações intestinais no seu coelho.
A água deve ser fornecida em bebedouros com esfera rotativa, para que o coelho não ponha as patas dentro de nenhum recipiente.
Um animal destes pode viver cerca de oito anos.
Deixe o seu comentário