Cuidando dos Bichinhos - 09 de maio

Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 08 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Cuidados com o cão no inverno

O frio está chegando, e junto dele algumas doenças que podem atacar nossos amiguinhos. Os cães mais afetados são os de pelagem curta, pois não possuem características que os fazem mais resistentes ao frio, como o subpelo e uma maior camada de gordura sob a pele.

Nessa época observamos que algumas doenças aparecem com maior frequência. Muitos animais iniciam um quadro bastante parecido com o resfriado humano. Apresentam espirros, tossem como se estivessem engasgados, febre e falta de apetite também são comuns. Esses sintomas diagnosticam uma doença chamada tosse dos canis, comum em nossa região devido ao frio e que é altamente contagiosa para outros cães. Pode ser evitada através de vacinas aplicadas por médicos veterinários anualmente.

A baixa da temperatura também piora os casos dos animais que sofrem de problemas osteoarticulares, como artroses, artrites, hérnias de disco... Afetando principalmente os cães mais idosos. Para esses animais o uso de medicamentos periódicos e as visitas ao veterinário são fundamentais.

Independente da fase de vida alguns cuidados devem ser tomados, como: evitar banhos em dias muito frios, manter a pelagem do animal (se possível) um pouco mais comprida evitando as tosas baixas, o uso de roupinhas para aqueles de pelagem curta na hora mais fria do dia, assim como o uso de sapatinhos para os passeios diários.

Para aqueles animais que vivem em quintais, deve-se providenciar uma casinha ou deixá-los com acesso a uma garagem, ou uma lavanderia para que eles se abriguem do frio.

Não podemos nos esquecer que alguns animais não possuem nem sequer um teto para passar uma longa noite de frio, para estes uma caixa de papelão, uma roupinha usada ou até mesmo algumas folhas de jornal são suficientes para enfrentar o frio. Pequenas ações fazem uma grande diferença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade