Cuidando dos bichinhos - 01-11-08

sexta-feira, 31 de outubro de 2008
por Jornal A Voz da Serra

AKITA

Akita ou Akita Inu é uma raça de cães originária do Japão. O nome foi dado em relação à província de Akita, na ilha de Honshu, e Inu significa cão em japonês.

Membro da família dos Spitz, ou seja, cães de orelhas triangulares, cauda enroscada, o Akita é um cão atlético e forte. Seus sentidos como a visão, o olfato e a audição são muito apurados, e isto faz dele um ótimo cão de guarda.

É o maior dos três tipos de cão Spitz do Japão e essa raça permaneceu praticamente inalterada por mais de trezentos anos. Reconhecido no passado como um cão caçador de javali e até mesmo de urso, por centenas de anos, o Akita foi também conhecido por seu êxito como cão de rinha para lutar com outros cães, prática considerada ilegal no Japão.

Sua pelagem é dupla, sendo o pêlo de cima duro e reto e o subpêlo macio e denso, o que lhe dá aparência de um bichinho de pelúcia. Como possui subpêlo, há uma intensa muda (troca de pêlo) em algumas épocas do ano, devendo ser muito bem escovado para manter seu belo aspecto e eliminar os pêlos mortos. Suas cores podem ser vermelho-fulvo, sésamo (pêlos vermelhos com as pontas pretas) tigrado e branco. Os exemplares de todas as cores, exceto a branca, devem apresentar o urajiro (pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, sob o queixo, pescoço e ventre, na face inferior da cauda e face interna do membros).

É um cão extremamente quieto, seu latido é considerado um alerta real, pois só late quando há alguma coisa errada. Possessivo com seu território e muito apegado ao dono, sendo considerado cão de um dono só, sofre muito quando abandonado e às vezes não consegue se adaptar aos novos donos.

No Japão, é considerado um amuleto de boa sorte. Ao nascimento de uma criança, a família recebe uma estatueta de Akita como desejo de saúde, felicidade e vida longa. Ou quando há alguém doente, amigos dão ao enfermo a estatueta, desejando pronta recuperação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade