Cada vez mais a prática de esportes tem se tornado um item importante no dia a dia da população, em todas as faixas etárias. O aumento da longevidade e a melhora na qualidade de vida e saúde são os principais motivos que fazem as pessoas aderirem a algum tipo de esporte que proporcione movimento, defina as formas do corpo, contribua para o bem-estar e ainda aja preventivamente na redução dos riscos de doenças.
No Brasil os esportes mais praticados são o futebol (30,4 milhões de praticantes) e o vôlei (15,3 milhões de praticantes), segundo dados do Atlas do Esporte no Brasil 2012. É importante destacar a atenção que os esportistas devem ter aos ralados e batidas causadas durante a prática destas atividades. Isto porque, quanto mais rápido os praticantes cuidarem, menor o risco de desenvolver infecções e maior a chance de uma cicatrização mais rápida.
Depois de limpar e desinfetar a pele, o uso de uma pomada antibiótica é importante para tratar e prevenir infecções da pele e de mucosas causadas por diferentes bactérias após os ferimentos. No caso dos curativos é recomendado colocá-los somente em locais que estão sujeitos ao atrito, como a dobra do cotovelo ou a sola dos pés, por exemplo. Em alguns casos, fechar o ferimento pode tornar o local úmido, facilitando a proliferação de micro-organismos. A recomendação principal é deixar o ferimento aberto para que o local machucado se mantenha seco e a cicatrização aconteça de forma mais rápida.
Exercícios individuais praticados ao ar livre também podem apresentar alguns riscos de ferimentos leves. “A corrida, o skate ou até mesmo a bicicleta podem ser praticados em parques ou lugares asfaltados. Quedas ou atritos em locais como esses podem gerar de machucados pequenos até queimaduras”, completa a dermatologista.
Cinco dicas indispensáveis para prevenir a infecção
1- Limpe o ferimento com água e sabão antes de qualquer outra medida.
2- Evite contaminação, secando a região e desinfetando o ferimento com um agente antisséptico.
3- Para tratar possíveis infecções, use uma pomada antibacteriana para inibir o crescimento de diversos tipos de bactérias.
4- Se for necessário proteger o machucado, cubra o ferimento com gaze e esparadrapo ou outro curativo.
5- Importante: no processo de cicatrização, nunca mexa ou remova as crostinhas (“casquinhas”) que se formam sobre o machucado. Elas são uma proteção natural do organismo contra infecções.
Atlas do Esporte no Brasil, 2012
Deixe o seu comentário