Cufa realiza Noite do Hip-Hop em Conselheiro Paulino

quinta-feira, 16 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Ainda tímido, o movimento hip hop em Nova Friburgo já conta com alguns adeptos de peso. Prova disso é o evento Noite do Hip-Hop, que acontecerá no próximo dia 25, na quadra da escola de samba Alunos do Samba em Conselheiro Paulino.

A Noite do Hip-Hop conta com o apoio da Central Única das Favelas (Cufa), organização reconhecida nacionalmente em diversas esferas políticas e sociais, e que vem participando de diversas ações ligadas aos movimentos de cultura urbana friburguense desde o princípio do ano. Com o propósito de difundir a conscientização das camadas desprivilegiadas da população, elevando a autoestima, principalmente daqueles que vivem na periferia, a Cufa oferece conhecimento e novas perspectivas para os jovens vulneráveis à marginalidade e seus efeitos.

Visando abrir portas para o movimento hip-hop na cidade, a Noite do Hip-Hop contará com diversas apresentações de grupos de dança de rua, batalha de B-boys, duelo de MC´s, além de apresentações de DJs de hip hop e house. Na ocasião, também haverá intervenção de grafiteiros, produzindo painéis que retratem o cotidiano da periferia. Haverá ainda espaço para artistas que queiram se apresentar no local. A Noite do Hip-Hop acontece no sábado, 25, na quadra do Alunão, na Rua João Alberto Knust, em Conselheiro Paulino.

A Cufa em atividade

Presente em todos os estados brasileiros, a Cufa em sua unidade de Nova Friburgo, conta com a coordenação de Aline Velozo junto a um grupo jovem autogestionário. Seu objetivo é a criação de um espaço físico para que possam instalar o Centro Cultural e Esportivo da Cufa-NF, onde as artes urbanas como dança, música, grafite, skate, teatro, basquete, audiovisual e outras atividades que compõem a imagem da Cufa pelo Brasil terão oportunidade de serem explorados e difundidos.

A fim de desenvolver e ampliar as ações da Cufa e os movimentos de cultura urbana friburguense, diversas oficinas vêm sendo ministradas pelos membros da entidade em dez escolas da rede pública de ensino. Dentre as atividades desenvolvidas estão a Dança e Basquete de Rua, Capoeira e Modelo/Manequim. Todas na periferia do município, as escolas agraciadas são a Escola Estadual Emília Roschemant (Riograndina), Colégio Estadual Dr. Vicente de Moraes (Jardim Ouro Preto), Colégio Estadual Dr. Feliciano Costa (Conselheiro Paulino), Colégio Estadual Julio Salusse (Chácara do Paraíso), Escola Municipal Nair Araújo Rodrigues (São Geraldo), Colégio Estadual Carlos Cortes (Catarcione), Escola Municipal Dante Magliano (Ponte da Saudade), Colégio Estadual Tuffy El-Jaick (Duas Pedras) e o Ponto de Cultura de Olaria. As oficinas acontecem de segunda-feira a sábado e os horários, entre outras novidades da Cufa, podem ser conferidos no site www.cufa.org.br/friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade