O prefeito Heródoto Bento de Mello teve rápida conversa com o senador Cristovam Buarque na última sexta-feira, 8 de maio, quando esteve em Nova Friburgo para um encontro sobre o Dia Municipal do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação, instituído pela Lei Municipal 3.742/09, de autoria do vereador Pierre Moraes, responsável pela vinda ao município do também presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Senado Federal.
Por ter uma agenda extensa para uma tarde, o senador não pode conversar por muito tempo com o prefeito, que o recebeu em seu gabinete no Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do Poder Executivo Municipal. No entanto, Buarque se colocou à disposição para o que o município precise na educação, sua principal área de atuação política.
Apesar do pouco tempo, o bate-papo foi animado. Heródoto falou da sua idéia de “Nova Friburgo como um parque que contém uma cidade”, da qual é o seu gerente e gestor do município. O prefeito e engenheiro mencionou ainda a proposta de levar a ideia à Unesco para que considere o município um geo-parque.
“Um Dom Quixote”
O pernambucano Cristovam Buarque, também engenheiro e doutor em economia pela Sorbonne (Paris/1973), ex-governador do Distrito Federal (1995/1999) e ainda ex-ministro da Educação (2003/2004), quis saber um pouco mais sobre a vida política do prefeito, sobre quantos mandatos teve e ambos deram risadas quando Heródoto disse que ainda se candidataria à reeleição. O prefeito ainda complementou: “e o senhor será presidente da República”. – disse ao político que já concorreu ao cargo, na disputa que resultou na reeleição do atual presidente Lula. Ambos e todos os demais presentes riram bastante.
Outro momento de descontração foi ao abordar o tema educação, quando o prefeito referiu-se ao senador, por sua luta pela causa, comparando-o a um dom Quixote. “Mas com um corpo de Sancho Pança”. – logo devolveu Cristovam, humoradamente.
Heródoto demonstrou sua preocupação com a baixa qualidade do ensino no país, onde crianças, em tese, já alfabetizadas não sabem ler nem escrever. Ambos concordaram que o ensino em tempo integral pode ser a solução. Heródoto falou que, depois da saúde, a educação é a sua maior preocupação no governo.
Sobre a dificuldade na escolha dos diretores de escolas, onde há muita interferência política, a proposta do senador se mostrou parecida com a da secretária de Educação do município, Ledir Porto, também presente ao encontro, em que deve haver concurso para escolha dos diretores de escolas, eliminando as pressões por parte, principalmente, de vereadores.
Percebendo o amor do prefeito pela cidade, o senador comentou que ele tinha casado com Nova Friburgo. Heródoto concordou e disse que tinha dois amores em sua vida: “minha esposa, Betty, com quem sou casado há 61 anos, e Nova Friburgo, com a qual estou casado há 62 anos”.
Estiveram presentes ao encontro, vários secretários, vereadores, funcionários do gabinete e auxiliares do senador.
Deixe o seu comentário