Na sexta-feira, 8, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) visitou Nova Friburgo para celebrar o “Dia Municipal do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação”, instituído pela lei municipal nº 3.742/09, de autoria do vereador Professor Pierre (PDT).
“Nova Friburgo é a primeira cidade do Brasil que contém, em seu calendário, um dia específico para sensibilizar a sociedade em torno de ações solidárias em favor da criança, do adolescente e da educação. Não se trata de um dia de festa, mas de compromisso de toda a sociedade com essas causas”, salientou Christóvam Buarque.
O senador, sempre acompanhado do vereador Professor Pierre, cumpriu ampla agenda. Após o almoço, que contou com a presença de várias autoridades, membros do PDT local e educacionistas, dirigiu-se à Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, onde foi saudado, no gabinete, pelo prefeito Heródoto Bento de Mello e membros do primeiro escalão do governo. De lá, deslocou-se para o Teatro Municipal de Nova Friburgo, no qual se encontravam centenas de pessoas, dentre as quais autoridades municipais e educadores, ansiosos para o encontro com o senador educacionista.
Antes do pronunciamento do senador, houve breves saudações do jovem educacionista e do movimento estudantil Lucas Costa de Lima, do professor Alexandre Gazé da Universidade Cândido Mendes, do vereador de Armação dos Búzios, João Carrilho, do vereador de Niterói, Felipe Peixoto, dos deputados estaduais Rogério Cabral e Olney Botelho, do deputado federal Glauber Braga, da secretária Municipal de Educação, Ledir Porto, que representou o prefeito, e do vereador Professor Pierre, comentando objetivamente sobre a lei de sua autoria e sobre a importância da celebração do dia 8 de maio no calendário municipal.
Em seguida, houve apresentações de trabalhos realizados em Nova Friburgo relativos ao tema do dia e várias homenagens ao senador: 1) Gisele Barroso explanou sobre o projeto Transformando lixo em sonhos, pelo qual se desenvolve um trabalho vinculado à educação ambiental, salientando, sobretudo, a importância de as crianças tomarem consciência, desde pequeninas, da beleza das diferenças no dia a dia e da necessidade da inclusão; 2) Silvana Noel destacou as atividades desenvolvidas pelo Inec com mais de duzentas crianças, inclusive muitas delas carentes, além do destaque internacional da ONG, a qual necessita apoio público-privado para manter as atividades; 3) Flávio Mello conduziu a apresentação da Apae, celebrando 30 anos, com o Grupo Expression, que envolveu todo o público com a alegria de seus membros; 4) A Agenda 21 local de Nova Friburgo, através dos representantes Paulo Roberto e João Mendes, entregou oficialmente o documento base, contendo planos de ação das bacias hidrográficas da região ao senador, e Álvaro Ottoni, coordenador do programa pró-leitura da PMNF, antecipou em derradeiro o senador, contando uma história sobre os sentimentos.
No seu pronunciamento, o senador revelou-se emocionado com as apresentações e homenagens e enfocou a importância da iniciativa do vereador Professor Pierre. “Devemos pensar como iremos elaborar as atividades do próximo dia 8 de maio. É o início de uma grande mobilização que nasce aqui em Nova Friburgo e deverá se espalhar por todo o país”, destacou.
Também salientou a necessidade de o poder público investir em educação: valorizar os professores e demais profissionais de educação, oferecer boas edificações com equipamentos modernos; proporcionar uma escola em tempo integral, seguindo o modelo dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps). E condicionou, “escola que não tem esses atributos não pode ser chamada escola”.
Findada a fala do senador, muito aplaudida, os presentes, conduzidos pelo vereador Professor Pierre, formaram, com o senador, uma grande ciranda na Praça do Suspiro, representando a necessidade da unidade e da mobilização da sociedade em torno das causas em favor da criança, do adolescente e da educação.
Em seguida, o senador dirigiu-se à Câmara de Vereadores, para uma rápida visita aos gabinetes e encerrou a agenda visitando o Campus da Universidade Cândido Mendes, onde foi homenageado por alunos da Escola de Música e pela diretoria da Universidade, através de um belo discurso do pró-reitor Alexandre Gazé e da entrega de uma placa comemorativa, pelo diretor Roosevelt Concy, em razão da passagem do senador pelo campus.
Deixe o seu comentário