Em Nova Friburgo, salvo nobres exceções, pouco se tem falado a respeito da crise climática mundial. Eventos catastróficos estão acontecendo por toda parte; e embora seja difícil culpar o aquecimento global por algo que poderia ter acontecido mesmo sem ele, o fato é que esses eventos ocorrem hoje em maior intensidade. Vivemos num período de convergência dos problemas ambientais.
Em nosso município, a delicadeza da situação – pois a população ainda traumatizada precisa de otimismo – seria até uma justa causa para um descaso momentâneo, se não fosse também incluído no pacote a falta de conhecimento acerca da condição do planeta, a ganância, a controvérsia deliberadamente implantada e até mesmo certa negação neurótica. Para todo esse pacote, evocam-se estudos que ignoram a imprevisibilidade que o futuro reserva, afirmando-se por aí que outro evento dessa magnitude só acontecerá em nossa região daqui a 100, 350, 500 anos! Nós podemos desejar do fundo do coração que isso seja verdade, mas nortear ações futuras baseando-se nisto é algo completamente diferente; é irresponsabilidade.
Nova Friburgo não pode ser reconstruída em seus moldes antigos. Temos que mudar em termos de engenharia, mas também em termos de cultura político-econômica. Devemos estar preparados para futuras eventualidades (pois se não podemos evitar os fenômenos, podemos, sim, evitar as tragédias) e ao mesmo tempo entrar na luta contra o aquecimento global (pois nós também somos parte do problema e podemos ser parte da solução). Se ouvirmos o chamado melancólico da natureza, encontraremos nossa redenção: a causa ambiental, ao contrário do que se possa imaginar, é uma indutora de desenvolvimento econômico e social. Para Nova Friburgo, é o próximo passo de uma lógica.
Pois a natureza é, e sempre foi, o elemento mais marcante do nosso município. É um “tema”, se preferirem. E nós podemos tirar proveito disso: com o ecoturismo, com a reciclagem do lixo (transformado em matéria-prima, adubo e energia), com produtos e serviços verdes (poderíamos até lançar um selo, poderíamos ser um cluster verde), entre diversas outras ações.
E assim honraremos com o futuro do planeta. E com o passado glorioso de uma Nova Friburgo empreendedora.
Post-Scriptum: Fatos esclarecedores
Fato 1) CO2, CFC e metano são substâncias que absorvem calor. São exemplos de gases do efeito estufa.
Fato 2) Somente as usinas movidas a carvão, por exemplo, são responsáveis pela emissão de 2,5 bilhões de toneladas de CO2 anualmente.
Fato 3) O aquecimento da atmosfera gera mais evaporação e aumenta a força das chuvas.
Deixe o seu comentário