Criatividade e sofisticação são destaques do 4º Festival da Truta

sexta-feira, 19 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Criatividade e sofisticação são destaques do 4º Festival da Truta
Criatividade e sofisticação são destaques do 4º Festival da Truta

Os amantes da boa gastronomia estão se deliciando com as receitas exclusivas que fazem parte do 4º Festival da Truta. Aberto no último fim de semana, o evento está movimentando os distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra com pratos especiais preparados por chefs dos 13 restaurantes participantes. Todos inspirados no peixinho de águas frias, limpas e correntes, muito apreciado por sua textura tenra e sabor delicado.

Um dos destaques do cardápio é a Truta Amadamata, uma homenagem ao sítio que produz as trutas consumidas no restaurante Espaço Bistrô, em São Pedro da Serra. Elaborado pela chef Valença, o prato é uma saborosa combinação de alho poró orgânico e queijo de cabra.

“Foi uma criação coletiva, em que despertamos a ideia e colocamos como desafio para nossa chef preparar. E como ela tem uma ótima mão, ficou perfeito. O prato está uma delícia”, diz a dona do restaurante, a empresária Carla Pinho.

Em Lumiar, o chef de cozinha Isaias Neres, do restaurante Parador, abusou do que a horta do próprio restaurante oferece. Para o prato, a truta foi cozida com taioba e ervas, sem gordura. O peixe foi arrumado num quizzoto de alcaparras e alho poró. Para dar mais frescor à criação, o chef ainda deu um toque final com azeite de capim-limão da horta. Um prato leve e saudável.

Receitas cheias de leveza e frescor

A leveza e o frescor também podem ser conferidos no prato criado pelo chef Harold, do restaurante Viva Rô!!, em Mury. Há quatro anos participando do evento, ele e a sócia, Rô, quiseram inovar nesta edição. Criaram uma entrada de truta grelhada, com salada de pepino agridoce, broto de ervilha e folhas frescas, temperada com azeite e suco de limão siciliano. Segundo Rô, a ideia foi criar um prato frio, já pensando no verão e na versatilidade do peixe. “Truta é muito mais que um prato regado ao molho de manteiga com amêndoas ou alcaparras”, destaca.

Com a mesma proposta de inovação total, o chef Jorge Bräuniger, do restaurante Bräun & Bräun, também em Mury, lançou a truta St. Giles, inspirada no nobre Raymond St. Giles, conhecido por sua personalidade e sensibilidade. Características que estão presentes no prato, um risoto de limão siciliano com um leve toque tropical de abacaxi. Para Jorge, é preciso inovar, já que a truta é um peixe muito consumido na região e carro chefe de vários restaurantes.

Estas são apenas algumas criações inéditas que podem ser saboreadas durante o festival, que prossegue até dia 28. O evento é uma realização do APL da Serra, Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Concessionária Rota 116, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Indústrias e Serviços do Governo do Estado e Sebrae-RJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade