Os amantes da boa gastronomia estão se deliciando com as receitas exclusivas que fazem parte do 4º Festival da Truta. Aberto no último fim de semana, o evento está movimentando os distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra com pratos especiais preparados por chefs dos 13 restaurantes participantes. Todos inspirados no peixinho de águas frias, limpas e correntes, muito apreciado por sua textura tenra e sabor delicado.
Um dos destaques do cardápio é a Truta Amadamata, uma homenagem ao sítio que produz as trutas consumidas no restaurante Espaço Bistrô, em São Pedro da Serra. Elaborado pela chef Valença, o prato é uma saborosa combinação de alho poró orgânico e queijo de cabra.
“Foi uma criação coletiva, em que despertamos a ideia e colocamos como desafio para nossa chef preparar. E como ela tem uma ótima mão, ficou perfeito. O prato está uma delícia”, diz a dona do restaurante, a empresária Carla Pinho.
Em Lumiar, o chef de cozinha Isaias Neres, do restaurante Parador, abusou do que a horta do próprio restaurante oferece. Para o prato, a truta foi cozida com taioba e ervas, sem gordura. O peixe foi arrumado num quizzoto de alcaparras e alho poró. Para dar mais frescor à criação, o chef ainda deu um toque final com azeite de capim-limão da horta. Um prato leve e saudável.
Receitas cheias de leveza e frescor
A leveza e o frescor também podem ser conferidos no prato criado pelo chef Harold, do restaurante Viva Rô!!, em Mury. Há quatro anos participando do evento, ele e a sócia, Rô, quiseram inovar nesta edição. Criaram uma entrada de truta grelhada, com salada de pepino agridoce, broto de ervilha e folhas frescas, temperada com azeite e suco de limão siciliano. Segundo Rô, a ideia foi criar um prato frio, já pensando no verão e na versatilidade do peixe. “Truta é muito mais que um prato regado ao molho de manteiga com amêndoas ou alcaparras”, destaca.
Com a mesma proposta de inovação total, o chef Jorge Bräuniger, do restaurante Bräun & Bräun, também em Mury, lançou a truta St. Giles, inspirada no nobre Raymond St. Giles, conhecido por sua personalidade e sensibilidade. Características que estão presentes no prato, um risoto de limão siciliano com um leve toque tropical de abacaxi. Para Jorge, é preciso inovar, já que a truta é um peixe muito consumido na região e carro chefe de vários restaurantes.
Estas são apenas algumas criações inéditas que podem ser saboreadas durante o festival, que prossegue até dia 28. O evento é uma realização do APL da Serra, Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Concessionária Rota 116, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Indústrias e Serviços do Governo do Estado e Sebrae-RJ.
Deixe o seu comentário