Criatividade é capaz de transformar ideia em bom negócio

sexta-feira, 04 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Criatividade é capaz de transformar ideia em bom negócio
Criatividade é capaz de transformar ideia em bom negócio

Aromas, sabores, cores e imaginação infinita. Como transformar a criatividade em dinheiro? Esta é uma das questões que será discutida durante o Seminário Serrano de Economia Criativa, a ser realizado nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro Municipal de Nova Friburgo.

Para abordar o tema Gastronomia, os participantes poderão usufruir da experiência da chef de cozinha Roberta Sudbrack, vencedora de inúmeros prêmios e reconhecidamente uma das melhores do Brasil. Seu restaurante está sempre em destaque na mídia internacional especializada no assunto.

A região serrana do Estado do Rio de Janeiro possui casos de sucesso, entre eles: Victor Rodrigues, de Nova Friburgo; Louzieh Barros Lessa, de Cordeiro; e Reinaldo Pires, de Teresópolis. Suas histórias são exemplos de economia criativa, bem antes de o conceito ser reconhecido como empreendedorismo.

A Economia Criativa engloba desde mercados informais até multinacionais; movimenta e desenvolve setores que envolvem trabalho, educação e entretenimento; gera trabalho e renda; promove a inclusão social; desenvolve a capacidade criadora e inventiva do ser humano; possui baixo impacto ambiental; respeita a diversidade; promove a integração da sociedade; além da possibilidade de crescimento econômico mesmo em momento de crise.

“Gastronomia associada a vinhos” - Em Nova Friburgo, a referência gastronômica é o Crescente Gastronomia, que está recomendado no Guia Quatro Rodas Edição 2012 entre os 239 restaurantes estrelados do país. À frente do negócio está o desenhista industrial Victor Rodrigues, que o mantém há 22 anos, com frequência de apenas 40% de público friburguense.

Fatores essenciais para o sucesso do restaurante apontado por Victor são: mudança total do cardápio que acontece duas vezes por ano; a presença constante da chefe de cozinha e esposa, Carla Carvalho, que garante o alto padrão de qualidade; e a produção dos materiais consumidos no restaurante.

“Nosso público é exigente, conhece o conceito da boa gastronomia, as mudanças dos pratos são fundamentais, sempre atraem novos clientes. Nada aqui é terceirizado. Produzimos desde pão, servido nas entradas, até algumas frutas, temperos e hortaliças. Isso que é ter um sabor único, literalmente”, revela Victor.

A criatividade inventiva do empresário não para por aí: “Temos de usar nosso lado criativo principalmente para superar as dificuldades, por isso, nosso negócio cresceu a partir do momento em que associamos os vinhos à nossa gastronomia, e, atualmente, produzimos no sul do país duas qualidades da bebida, Campador e Calendas, e a distribuímos para aproximadamente 25 restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo”, explica o empreendedor.

A partir da experiência adquirida com o Crescente Gastronomia, além de se tornar consultor na área gastronômica, Victor Rodrigues administra também a casa “Além do jardim—sabores e saberes”, localizado em Mury, distrito de Nova Friburgo. “Todos os prêmios que ganhamos até hoje, sem exceção, foram vencidos pelo fato de fazermos o trabalho benfeito, porque existe qualidade nos serviços e nos produtos”, declara.

“Eu transformo açúcar em arte” - Louzieh Barros Lessa, de Cordeiro, há 22 anos fabrica doces finos para eventos. O sucesso do seu trabalho hoje está no uso de sua criatividade quando cria a partir de doces tradicionais, como de goiaba, algo bem sofisticado. “Eu transformo açúcar em arte. Todo o trabalho de minha equipe é artesanal. As pessoas comem meus produtos com os olhos, eles causam muito impacto. As aparências deles são muito atrativas, e isso é fundamental para o meu sucesso”, afirma.

Com produção semanal de 20 mil unidades, a Louzieh Bem Casados tem aproximadamente 70 funcionários e vende seus produtos para todo o Brasil, inclusive por meio de transporte aéreo. Com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, a empresária diz que faz questão de manter suas raízes em Cordeiro, por isso, a fabricação de suas 18 variedades de produtos é feita toda naquela cidade.

Mas, até chegar onde está, Louzieh teve inúmeras dificuldades e a principal, segundo ela, foi o reconhecimento da sua marca: “É muito difícil abrir um campo de trabalho, principalmente para quem vem do interior, para se destacar em uma metrópole. Existem resistências e desconfianças muito grandes por parte dos clientes, como por exemplo, quanto à entrega do produto, o cumprimento do prazo, etc”.

Embora sua inspiração seja um dom, sempre que possível ela viaja ao exterior para participar de eventos especializados, onde adquire conhecimento e novos produtos a empregar na sua produção. Além disso, Louzieh está sempre lendo publicações voltadas ao seu negócio.

“Oferecemos o que ninguém tem” – Esse foi o “pulo da cabra”. Com esse foco que desde 1995, o zootecnista Reinaldo Pires proprietário do Capril Genève, em Teresópolis, especializado em produtos feitos com leite do animal, iniciou seu negócio.

A sua história começou com a criação de cabras e uma pequena produção de derivados do leite. Percebendo que havia demanda, o empresário buscou informações na França, e assim, a queijaria deslanchou. “Com a exceção da Queijaria Escola de Nova Friburgo, percebemos que não havia mais fabricantes na região e que os chefes franceses que trabalhavam na capital tinham dificuldades de encontrar esse tipo de produto, que trazem o requinte dos queijos europeus”, destaca Reinaldo. Atualmente, a produção gira em torno de duas toneladas por mês, entre nove tipos de queijos e leite, um dos principais fornecedores no Estado do Rio.

Por estar localizado em um circuito turístico, o empresário viu a possibilidade de expandir o negócio, e hoje, o Capril Genève possui uma loja para a venda dos produtos fabricados no local; assim como um restaurante especializado em comida francesa; e chalé para hospedagem. Além destes serviços, os turistas podem fazer tour pela fazenda e ter contato com os animais.

Conheça os outros palestrantes do evento

Camila Toledo, especialista em tendências com 10 anos de experiência no mercado da moda.

Amaury Barbosa - criador do calendário de eventos de Paraty, o maior caso de sucesso em Turismo Cultural do Estado.

Ana Carla Fonseca Reis, assessora em Economia Criativa para a ONU

Heliana Marinho, gerente de Economia Criativa do Sebrae-RJ

David Parrish - especialista em negócios criativos e digitais e gerenciamento em indústrias criativas.

Guime Davidson - vice-presidente da agência WMcCann e diretor criativo da equipe de Washington Olivetto.

Steve Solot - presidente do Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual (LATC) e da Rio Film Commission.

O Seminário Serrano de Economia Criativa é uma realização do Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec) e Lausanne, tem como patrocinadores a ApexBrasil, Sebrae-RJ e Concessionária Energisa, apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Acianf e Universidade Estácio de Sá. Em Nova Friburgo, as inscrições podem ser feitas na Acianf (22) 2522-1145; e Sebrae (22) 2523-69-08. Em Petrópolis, também no Sebrae (24) 2237-0062; e, em Teresópolis na Aciat (21) 2643-2770. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2533-1228 ou pelo site: www.serracriativa.com.br.

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