No Brasil, o Halloween é bem difundido através das escolas e cursos de inglês. A comemoração pode ser nas salas de aula ou em espaços abertos na própria unidade escolar, ou até em salões particulares. Em Nova Friburgo, a data não passa em branco. Professores e funcionários organizam atividades e crianças e adolescentes comparecem vestindo suas fantasias. E nessa atmosfera lúdica se dispõem a curtir exercitando o vocabulário da língua inglesa.
Nosso município tem mais de uma dezena de cursos de inglês, e em alguns deles o Halloween foi comemorado ao longo da semana. O CCAA, por exemplo, comemorou na quarta-feira, 28, num salão de festas, para crianças de até 12 anos. Já a Cultura Inglesa celebrou o Dia das Bruxas em dois dias, 28 e 29, nas salas de aula, com as crianças vestidas a caráter em meio à decoração típica. O Brasas festejou em sua sede, das 18 às 20h, na sexta, 30, para alunos e seus familiares. O Yes também entrou no clima, durante dois dias, e o Fisk investiu em duas festas, num salão particular: dia 29 para crianças, e dia 30 para adolescentes. O mesmo fez alguns colégios e escolas particulares e outros ainda farão neste sábado.
Organizadores de Halloween nos colégios e cursos dão dicas de brincadeiras que não podem faltar
* Corrida das múmias, realizada em duas partes: Na primeira, as crianças formam duplas e cada uma recebe um rolo de papel higiênico (quanto mais baratinho, melhor, porque além de não ter picote, é mais grosso). Quem conseguir terminar o rolo primeiro, deixando o seu par com “cara de múmia”, ganha. Atenção: os braços não podem ser enrolados junto ao corpo, porque precisam ter mobilidade para a segunda etapa; na segunda parte, tem corrida entre as múmias. Estabelecido o trajeto, quem chegar primeiro na linha de chegada, vence.
* Trick or treat: Faça vários cartõezinhos, uns com a palavra “trick” (travessuras) e outras com a palavra “treat” (gostosuras). Coloque todos os cartões num saco ou num recipiente alusivo a Halloween. Os alunos formam um círculo ao som de uma música. Enquanto toca a música, o recipiente vai passando. Quando ela para, a pessoa que estiver com ele nas mãos vai tirar um papelzinho e ler. Se a palavra escrita foi “treat”, ganha um doce; se for “trick”, tem que pagar uma prenda, como responder uma pergunta sobre um tema que tenha sido estudado.
* Verruga da bruxa: Faça um desenho grande de bruxa num papel pardo. Dê a cada aluno um chiclete e peça que eles mastiguem bem. Coloque o desenho da bruxa na parede e, um a um, os alunos são vendados, e, tirando o chiclete da boca, tem que acertar o nariz da bruxa. Quem conseguir, ganha um doce.
* Procurando o rato, ou a cobra, ou aranha etc: Esconda um rato de borracha numa sala com as luzes apagadas. Divida as crianças em grupos de três, sendo que só pode brincar um grupo de cada vez. Dê uma lanterna (pequena) para cada criança e avise que a tarefa é achar o rato só com a luz da lanterna. Quem achar tem que dizer, em inglês, onde a encontrou, como: The mouse was under the chair.
As cores utilizadas no Halloween são:
- laranja: dá energia e força, representa a vitalidade;
- roxo: representa o ritual de magia;
- preto: cor dos magos, bruxas, feiticeiras e outros do gênero.
Significados de objetos e personagens
- aranhas simbolizam o destino, a capacidade de seguir em frente;
- moedas recolhidas nos lugares dos doces devem ser doadas para pessoas carentes;
- abóboras representam a sabedoria;
- velas espantam os maus espíritos;
- morcegos representam a sensibilidade por não enxergarem.
Deixe o seu comentário