Crianças da Escola Sesi cuidam de horta como parte do aprendizado

Com regadores pequeninos, alunos molham as plantas enquanto ouvem dos professores a importância dos alimentos orgânicos
sexta-feira, 24 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Crianças da Escola Sesi cuidam de horta como parte do aprendizado

Horta precisa ser regada e, na Escola Sesi Nova Friburgo, quem faz esse trabalho, que exige carinho e dedicação, são crianças entre 2 e 5 anos da educação básica. Com regadores pequeninos, compatíveis com suas mãos, todos ficam animados para molhar as hortaliças coloridas que começam a brotar. As turmas se revezam, cada dia uma série vai visitar as plantinhas. Durante a visita, as crianças recebem informações dos professores sobre a importância dos alimentos orgânicos. A iniciativa faz parte do projeto “Que País é Esse?”, que vem sendo trabalhado nos últimos meses pela instituição.

E a horta não é de enfeite. No decorrer do trimestre, os professores farão a oficina alimentar, desenvolvida ao final do trabalho com alimentos orgânicos, principalmente os da horta, preparando sanduíches e sucos naturais. Alimentação consciente já é hábito da Escola Sesi Nova Friburgo: toda a segunda-feira é o dia do lanche saudável e as crianças são incentivadas a levar para a merenda alimentos que sejam benéficos para a saúde; sexta-feira também é dia de comer bem, porque todo mundo é incentivado a levar frutas.

Segundo a pedagoga Rita de Cássia Araújo Lopes, essa é a hora certa de incentivar a criançada a comer da maneira correta. “Acostumá-los a comer estes alimentos durante a infância é crucial para que eles os consumam mais tarde. Quanto mais cedo, mais fácil será apreciar comidas saudáveis, pois crianças pequenas são mais abertas aos novos sabores e texturas. Sendo assim, criaremos o hábito e teremos a certeza que o levarão para o resto de suas vidas.”

Rita conta que, como parte do trabalho, também serão feitas pesquisas com os familiares para verificar se existe a preocupação com a origem dos alimentos que são consumidos pelas crianças. A partir daí, a conscientização se estenderá aos adultos, contribuindo mais efetivamente para a formação de cidadãos conscientes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: crianças | horta | sesi | Escola Sesi | Educação
Publicidade