Horta precisa ser regada e, na Escola Sesi Nova Friburgo, quem faz esse trabalho, que exige carinho e dedicação, são crianças entre 2 e 5 anos da educação básica. Com regadores pequeninos, compatíveis com suas mãos, todos ficam animados para molhar as hortaliças coloridas que começam a brotar. As turmas se revezam, cada dia uma série vai visitar as plantinhas. Durante a visita, as crianças recebem informações dos professores sobre a importância dos alimentos orgânicos. A iniciativa faz parte do projeto “Que País é Esse?”, que vem sendo trabalhado nos últimos meses pela instituição.
E a horta não é de enfeite. No decorrer do trimestre, os professores farão a oficina alimentar, desenvolvida ao final do trabalho com alimentos orgânicos, principalmente os da horta, preparando sanduíches e sucos naturais. Alimentação consciente já é hábito da Escola Sesi Nova Friburgo: toda a segunda-feira é o dia do lanche saudável e as crianças são incentivadas a levar para a merenda alimentos que sejam benéficos para a saúde; sexta-feira também é dia de comer bem, porque todo mundo é incentivado a levar frutas.
Segundo a pedagoga Rita de Cássia Araújo Lopes, essa é a hora certa de incentivar a criançada a comer da maneira correta. “Acostumá-los a comer estes alimentos durante a infância é crucial para que eles os consumam mais tarde. Quanto mais cedo, mais fácil será apreciar comidas saudáveis, pois crianças pequenas são mais abertas aos novos sabores e texturas. Sendo assim, criaremos o hábito e teremos a certeza que o levarão para o resto de suas vidas.”
Rita conta que, como parte do trabalho, também serão feitas pesquisas com os familiares para verificar se existe a preocupação com a origem dos alimentos que são consumidos pelas crianças. A partir daí, a conscientização se estenderá aos adultos, contribuindo mais efetivamente para a formação de cidadãos conscientes.
Deixe o seu comentário