O programa Hora Técnica desta quarta-feira, 28, põe em debate o tema “A Truticultura e o 6° Festival de Truta de Nova Friburgo”, a partir das 21h. Estarão presentes o engenheiro agrônomo Cristiano Valadares, coordenador da Câmara Técnica de Agroindústria/Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, o advogado Evandro Pinto, truticultor, gerente-proprietário do restaurante Truta & Cia, e Devanildo da Silva, chef do Dê Restaurante, da Comissão Organizadora do 6° Festival da Truta. A intermediação será do jornalista Paulo Carvalho e a exibição será realizada pelo sistema RCA, canal 10.
A truticultura é uma atividade econômica de destaque em nosso município. Por se tratar de criação que necessita de águas límpidas, com temperatura bem fria, não se faz em ambiente aquático poluído sendo, por isso, considerada fator indicador de preservação ambiental e sustentabilidade. Tem mercado ampliado e uma boa organização dos envolvidos em associação da atividade, porém, com diversas dificuldades: a ração—à base de milho e soja—é encarecida pela ausência de produção no Estado do Rio de Janeiro, dependendo do mercado de outros estados; um tempo demasiado longo na burocracia para a obtenção de selo de qualidade para o produto; e a necessidade da lei que regulamenta o processamento do peixe ser revista. Na visão dos truticultores, a ausência da ampliação de benefícios fiscais desestimula e um maior incentivo geral estadual e mesmo linhas de financiamento mais adequadas seriam bem-vindos.
A truticultura abrange uma importante cadeia produtiva que muito pode auxiliar e estimular o turismo e a economia em Nova Friburgo. Para fazer perguntas ao vivo, o espectador pode ligar para (22) 2519-2003. Para se informar sobre a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf), enviar sugestões para o programa, ou esclarecer dúvidas, acesse o site www.aeanf.org.br ou envie seu e-mail para o endereço aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário