O 4º Festival de Truta de Nova Friburgo movimenta não só a gastronomia da cidade, mas as artes também. A fotógrafa Regina Lo Bianco registrou em seu trabalho a criação de trutas na cidade, em visita ao Trutário Araribá. As fotos estão expostas até dia 18, na Padaria e Confeitaria Pão da Terra, em Mury, revelando todo o processo de crescimento e reprodução dos apreciados peixes de água doce, até sua chegada à mesa. A fotografa conseguiu captar a beleza da criação da truta, que necessita de cuidados específicos para se desenvolver.
O Trutário Araribá, localizado em Macaé de Cima, é cenário das imagens e já possui tradição na criação de trutas desde a década de 1950, quando Horst Garlipp foi pioneiro na criação do peixe no Estado do Rio de Janeiro. No ano 2000, o empreendedor Evandro Luiz Pinto comprou a propriedade, desenvolveu e expandiu a produção. Os frutos do investimento já são evidentes; o trutário produz três toneladas por mês, fazendo que ele seja o segundo maior do Estado; já são dois restaurantes, sendo um deles especializado em pratos com a truta.
Quem quiser saborear uma deliciosa truta pode aproveitar o festival, que vai até o dia 28, nos restaurantes e pousadas de Mury, Lumiar e São Pedro. A Padaria e Confeitaria Pão da Terra fica na Avenida Manoel Carneiro de Menezes 3.930, em Mury. Para mais informações sobre a exposição fotográfica de Regina Lo Bianco, o telefone é 2542-2756 e o e-mail paodaterra@gigalink.com.br. LIVRE
Truta foi introduzida
no Brasil em 1949
A truta é um peixe da família do salmão. Pode ter até 60cm e pesar dois quilos. Sua coloração varia do castanho ao esverdeado, com a parte inferior esbranquiçada, com pintas escuras pelo corpo e nadadeiras. Foi levada dos Estados Unidos e Canadá para o resto do mundo e, no Brasil, sua criação acontece basicamente no Sul e Sudeste.
Para se desenvolver, a truta precisa de águas frescas, cristalinas e puras, características de rios de montanhas. A espécie mais comum no país é a arco-íris (Oncorhynchus mykis).
Em Nova Friburgo, o peixe ganhou destaque na gastronomia, sendo bastante apreciado na culinária local. Sua abundância se deve às boas condições que a cidade oferece para a criação da espécie.
Deixe o seu comentário