Crescem consultas ao SPC em nome de consumidores de outros municípios

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Um dos pontos que mais chamaram atenção do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, na análise parcial do movimento do comércio em dezembro foi a grande quantidade de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em nome de consumidores de outros municípios. E não apenas vizinhos da Região Serrana, como Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Sumidouro, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Teresópolis. Entre as informações solicitadas ao SPC pelas empresas associadas, foram registrados muitos nomes de consumidores de cidades de outras regiões do estado, como Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Itaocara, Rio Bonito, Itaboraí e Niterói.

“Esta procura ao comércio de Nova Friburgo por tantos consumidores de outros municípios foi uma característica que se acentuou este ano. Claro que já havia acontecido em outras ocasiões, mas em 2009 foi em maior número. Acreditamos que as ações que desenvolvemos em dezembro serviram de atrativo para o comércio de nossa cidade”, avaliou ele.

Braulio Rezende reiterou a previsão de aumento de 5% a 8% nas vendas de dezembro de 2009 em relação ao mesmo período de 2008. Ele acha que contribuíram para o crescimento a decoração e a iluminação da cidade, as apresentações musicais pelas calçadas, o horário estendido do comércio, o policiamento ostensivo das ruas e a campanha institucional chamando o consumidor a fazer suas compras de Natal nas lojas de Nova Friburgo.

Implantado em parceria com a Prefeitura Municipal e a Energisa, o projeto Natal no parque decorou e iluminou as ruas da cidade. O presidente da CDL e do SinComércio lembra que foram montados um painel cenográfico em frente à sede da Prefeitura, árvores de Natal em ruas do Centro, de Olaria e de Conselheiro Paulino, guirlandas em postes e luminárias e um presépio na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

As apresentações musicais, promovidas pela CDL e pelo SinComércio em locais de grande circulação de pedestres, e já testadas em outras datas especiais, desta vez ficaram sob a responsabilidade de quatro grupos de estilos diferentes: Tom Sobre Tom, Meu Chapéu Virou Pandeiro, Talum e Trio Versátil.

“A música cria o clima de Natal na cidade, anima o comércio e homenageia os consumidores, de Nova Friburgo e dos municípios vizinhos, que escolhem as lojas daqui para fazer suas compras. Neste mês, somamos mais de 30 apresentações pelas ruas da cidade”, assinala.

Braulio Rezende destaca ainda, como fator que ajudou a elevar as vendas, o horário especial do comércio, que, desde o início do mês, está autorizado a funcionar até mais tarde, assim como nos domingos e nas manhãs de segunda-feira. Para aumentar a segurança dos lojistas e dos consumidores, o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel James de Barros, intensificou o policiamento nas ruas, a pedido do presidente da CDL e do SinComércio.

“O horário estendido facilita a vida dos consumidores e incrementa as vendas do comércio. Mas é preciso um policiamento ostensivo neste período natalino, quando cresce o movimento nas lojas e de consumidores circulando com dinheiro e sacolas de compras. O coronel James entendeu nossas argumentações e acolheu prontamente nossa solicitação”, contou Braulio Rezende.

Para o presidente da CDL e do Sincomércio, também pesou no desempenho positivo do comércio a campanha institucional, veiculada na TV e nas rádios locais, motivando os consumidores a fazerem em Nova Friburgo suas compras de Natal. Ele elogia as lojas da cidade que, na sua opinião, oferecem bons produtos, preços competitivos e bom atendimento.

“Há vários anos, nossas entidades realizam cursos de qualificação profissional para funcionários e empresários do comércio de Nova Friburgo. Este treinamento contínuo mostra resultados e, no contexto deste fim de ano, é mais um dado a contribuir para o bom desempenho do comércio”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade