Creches de Nova Friburgo sofrem com problemas de infraestrutura

Equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA visitou cinco centros de educação infantil; todos com problemas, desde falta de vagas até prédios fechados e improvisados
quarta-feira, 06 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Creches de Nova Friburgo sofrem com problemas de infraestrutura
Creches de Nova Friburgo sofrem com problemas de infraestrutura

Nova Friburgo hoje conta com 39 creches. Porém, a situação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de diversos bairros fora do centro de Nova Friburgo é complicada — algumas apresentam uma estrutura que não atende à demanda total de crianças, ou, em casos piores, sequer estão em funcionamento. No último dia 29, uma equipe de A VOZ DA SERRA esteve em diversas localidades de Nova Friburgo verificando o estado das instituições. 

No bairro do Jardinlândia, por exemplo, o prédio onde deveria funcionar uma creche está fechado. Segundo moradores da localidade, que não quiseram se identificar, é comum surgirem rumores dando conta da abertura da creche, o que nunca acontece. Um morador afirmou que a construção não tem condições de receber crianças e que não acredita que um dia a creche irá funcionar. Apesar disso, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo (a Secom) garante: "A creche de Jardinlândia será inaugurada em aproximadamente 15 dias e também está sendo preparada para receber as crianças, com retoque em partes da pintura, limpeza e colocação de mobiliário”.

O mais alarmante é que, conforme dito na matéria de 21 de outubro de 2010 de A VOZ DA SERRA, o prédio da creche havia sido adquirido pelo governo municipal de Saudade Braga por R$ 169.590 e inaugurado em 2008. Na edição citada acima, a professora Ledir Ferreira Porto, então secretária de Educação do governo de Heródoto Bento de Mello, declarou a abertura de um processo de recuperação da instalação, que teria sido inaugurada sem condições para o funcionamento de uma creche. Nessa mesma ocasião, era anunciada a abertura das inscrições às famílias interessadas, que também serviria para aferir a demanda de alunos na região. Após quase quatro anos da publicação da matéria, a creche continua sem funcionamento.

Rui Sanglard aguarda creche maior

A creche do bairro Rui Sanglard, destruída pela tragédia de 2011, hoje funciona em um lugar improvisado, em duas casas alugadas temporariamente onde, segundo uma testemunha que não quis se identificar, são atendidas cerca de 70 crianças, com idade entre 4 meses e 6 anos. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, o processo de licitação para uma nova sede da creche Izabel Jovelina já foi iniciado.

Os moradores do bairro estão sem esperança. Uma senhora, que optou por não se identificar, não conseguiu vaga para seus cinco netos na creche, tendo que cuidar das crianças em sua própria casa, enquanto os filhos trabalham. A mesma senhora diz que sente como se o bairro tivesse sido abandonado após as chuvas de 2011.

Uma esperança para Nova Suíça

A situação é um pouco diferente em Nova Suíça, que em breve receberá uma nova creche. Feita em parceria do governo federal com a Prefeitura, a nova instituição está para ser inaugurada no bairro no início de agosto, após um atraso no prazo inicial das obras que custaram — conforme placa instalada no local — R$212.082,50. No momento, os funcionários trabalham na limpeza e organização do prédio, que tem, segundo a diretora Tatiane Soares, o projeto inicial de acolher 60 crianças, com previsão de ampliação para o próximo ano. A previsão de inauguração da creche é, segundo a Secom, de dez dias.

Em Córrego Dantas, creche funciona em garagem

O CMEI Maria Inês Andrade Bachini, localizado em Córrego Dantas, encontra-se em uma situação muito delicada. Funcionando em um lugar que aparenta ser uma garagem onde, segundo moradores, também já funcionou uma confecção, o local parece ser totalmente impróprio para a educação das crianças.

Uma possibilidade de melhora aparece agora. Segundo declaração da Secom: "A creche do Córrego Dantas, Maria Bachini, será transferida para o prédio da antiga Dujor, arrematado em leilão pela Prefeitura, tão logo os trâmites burocráticos e legais estejam concluídos e o prédio seja preparado para atender às crianças”.

Friburgo receberá novas creches em breve, Afirma Secom

O e-mail da Secom enviado à redação de A VOZ DA SERRA em esclarecimento às indagações desta matéria incluía também a informação sobre a inauguração de novas creches em Nova Friburgo. "Quando [as creches de] Nova Suíça e Jardinlândia forem inauguradas, passaremos para 41 unidades. Serão construídas uma creche em Lumiar e outra no Maringá, ambas já licitadas. Na Vila Nova, está sendo finalizada a creche na Rua Prudente de Moraes”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Creche | infraestrutura
Publicidade