(SECOM) - O Centro de Atendimento Emílio Melhorance (Caem), situado na Rua Espírito Santo, em Olaria, colocou a garotada para estudar e conhecer a literatura infantil de uma forma bem diferente. Desde o último dia 13, a creche municipal colocou em prática o projeto Viajando no mundo da imaginação com Álvaro Ottoni. O objetivo dos professores e da direção do Caem é desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, além de estimular a imaginação, a fantasia e a criatividade nos alunos, e também poder apresentá-los a autores nacionais consagrados da literatura infantil.
Este ano, o escritor escolhido é Álvaro Ottoni de Menezes, autor de livros infantis e infanto-juvenis, premiado internacionalmente, que também é responsável pelo Programa Municipal Pró-Leitura.
Ao todo são 97 crianças do pré-escolar, com idades entre 3 e 5 anos, que terão contatos quinzenais com a literatura infantil e trabalharão de forma lúdica e criativa as obras do autor. Durante oito meses serão trabalhados seis livros de Álvaro Ottoni com os alunos: A árvore que fugiu do quintal, Quando o coração recebe visita, Quem mora aqui? Quem mora lá?, O peixe que não sabia nadar, O pato pastel e o Um livro voador.
“Não existe idade para despertar nas crianças o gosto pela leitura. A literatura tem um papel fundamental no resgate da fantasia, do lúdico, à medida que traz para o espaço pedagógico os elementos necessários para que os alunos possam vivenciar suas relações cotidianas, através dos vários personagens fantásticos e míticos, que povoam as histórias infantis”, declara Patrícia Müller de Azevedo, diretora do Centro de Atendimento Emílio Melhorance.
A encenação teatral, a criação de um livro coletivo e o teatro de fantoches serão algumas formas que os alunos utilizarão para reproduzir as histórias de Álvaro, e, ao fim deste projeto, tudo o que for feito pelas crianças será exposto para a visitação dos pais e da comunidade.
Deixe o seu comentário