Cravista Roberto de Regina se apresenta hoje, no Teatro Municipal de Nova Friburgo

quarta-feira, 21 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Dando continuidade à programação do 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, um dos nomes mais expressivos da música antiga no país se apresenta nesta quarta-feira, 21, às 20h, no Teatro Municipal, na Praça do Suspiro. Conhecido por sua dedicação a Bach, Roberto de Regina promete surpreender o público com um repertório baseado em composições de artistas consagrados, como Domenico Scarlatti, Couperin e Rameau.

Como muitos jovens de sua geração, Roberto estudou piano e em suas descobertas musicais se apaixonou pela obra de Bach, pelo cravo, pela música coral e pela música antiga. A partir daí o artista iniciou uma vivência autodidata com a música, exprimindo suas dificuldades e sua linguagem abstrata. Foi convidado pelo Departamento Norte-Americano para participar de um curso e um festival nos Estados Unidos e levou consigo os discos que já havia gravado.

O cravista estudou música antiga com membros do Pró-Memória de Nova York; regência coral, com Robert Shaw; e construção de cravos, com Frank Hubbard. Fundou vários grupos musicais, e também o coral Bach do Teatro de Estudante, o coral Bach de O Tablado, o coro de Câmara Dante Martinez, o conjunto Roberto de Regina, a Camerata Antíqua de Curitiba, o primeiro conjunto de música antiga do país, e, além disso, construiu o primeiro cravo brasileiro, tendo gravado os discos pioneiros destes gêneros no Brasil.

À frente da Capela Magdalena, inteiramente pintada e decorada por ele próprio, Roberto de Regina realiza o festival de Guaratiba e concertos semanais seguidos de jantar com ambientação de época. Paralelamente, promove uma ação educativa, na qual recebe alunos de escolas da rede pública de ensino para concertos didáticos. O músico também gravou a integral das obras de Bach para cravo solo, as sonatas de Scarlatti e, pela primeira vez, a integral do famoso cancioneiro de Upsala.

Detentor de diversos prêmios Sharp na categoria música instrumental, a atração de logo mais está lançando a obra completa de Rameau para cravo e também preparando a gravação computadorizada da Arte da Fuga, de Bach. Entrada franca mediante doação de um quilo de alimento não perecível. LIVRE

Gastronomia

Paralelo ao 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, o 1º Festival Gastronômico da cidade segue como uma excelente pedida para quem deseja saborear e degustar as inúmeras maravilhas da Região Serrana. Ao todo, 23 estabelecimentos, entre padaria, bares e restaurantes oferecem opções gastronômicas para agradar a todo tipo de paladar. Pães, caldos, sopas, carnes, queijos, peixes, doces e vinhos são alguns dos atrativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade