Na última sexta-feira, 17, por voltas das 16h40, o vereador Cláudio Damião protocolou na Câmara Municipal sua proposta para a CPI da Saúde em Nova Friburgo. O documento, assinado pelos vereadores Professor Pierre, Zezinho do Caminhão, Christiano Huguenin, Ceará, Gabriel Mafort, Wellington Moreira e Cigano, além do próprio Cláudio, teve a tramitação antecipada em função dos feriados desta semana, e também em reação ao anúncio feito horas antes pela Comissão Especial de Investigação, de que seu relatório será apresentado já na próxima sessão ordinária e irá recomendar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a gestão da pasta.
Com o respaldo de mais de 12 mil assinaturas populares e tendo anexado denúncias, demandas e sugestões por parte de parlamentares signatários, o documento foi apresentado como forma de assegurar que esse trabalho não viesse a correr o risco de se perder, caso a CPI proposta pela CEI fosse apresentada antes e tornasse inviável a abertura de uma frente paralela de investigação. A expectativa agora é de que a CPI já protocolada possa absorver os objetos identificados que serão apresentados no relatório da Comissão Especial, ou que as duas comissões possam trabalhar em paralelo. A esse respeito, tanto o vereador Cláudio Damião quanto Christiano Huguenin e Ceará – respectivamente presidente e membro da Comissão Especial – defendem o colaboracionismo e a troca de informações visando a busca por transparência e melhorias na gestão dos recursos investidos.
A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal, prevista para quinta-feira, 30 de abril, deve trazer respostas sobre a conclusão dos trabalhos da CEI, com a promessa de um relatório bastante detalhado, bem como sobre a instauração ou não de uma ou até mesmo duas CPIs para dar continuidade aos trabalhos de investigação.
Deixe o seu comentário