CPI da Saúde: protesto de vereadores esvazia sessão

Dez vereadores abandonaram o plenário da Câmara Municipal em protesto contra a recusa da bancada governista em levar a votação a extensão do prazo das atividades da comissão
terça-feira, 24 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
CPI da Saúde: protesto de vereadores esvazia sessão

A situação começou a se desenhar horas antes, durante a mais recente reunião da CPI que investiga a administração da saúde pública municipal. Com apenas três dos cinco membros presentes – Marcelo Verly estava na reunião da Comissão de Ética e Vanderléia Lima alegou motivos pessoais para não comparecer – o encontro dispunha do quórum mínimo para aprovar internamente a dilação dos trabalhos por mais 90 dias, conforme proposta do presidente, vereador Cláudio Damião.

Quando a medida foi colocada em votação, contudo, o relator Sérgio Louback retirou-se do encontro, alegando que não iria se manifestar antes de ter uma resposta por parte da Comissão de Ética a respeito de sua alegada incompatibilidade. A situação não representaria maiores dramas, caso houvesse fartura de sessões ordinárias antes do recesso parlamentar, de modo que a questão pudesse ir a plenário mais cedo ou mais tarde. Ocorre, contudo, que a quantidade de oportunidades para aprovar a continuidade é incerta, dado o volume de sessões específicas agendadas, e também a previsão de duas sessões itinerantes para debater os detalhes finais do novo Plano Diretor. Assim, no entendimento dos vereadores Cláudio Damião e Christiano Huguenin, a sessão desta terça-feira, 24, ganhava ares estratégicos para o resultado final da CPI.

Cabe salientar que 13 dos 21 vereadores manifestaram por escrito o apoio à continuidade dos trabalhos. Não surpreende, portanto, que dez parlamentares tenham optado por abandonar a sessão tão logo a questão foi trazida a plenário, e a solicitação para que fosse votada foi rejeitada pela bancada governista – justamente sob alegação de que ela deveria ter sido decidida internamente, pelos membros da comissão.

Considerando as ausências de Francisco Barros e Vanderléia Lima, a sessão acabou sendo encerrada prematuramente por falta de quórum. Nesta altura os dez vereadores dissidentes – a saber: Ceará; Christiano Huguenin; Cigano; Cláudio Damião; Gabriel Mafort; Professor Pierre; Renato Abi Râmia; Ricardo Figueira; Wellington Moreira e Zezinho do Caminhão - já se encaminhavam para o Hospital Municipal Raul Sertã e para a UPA de Conselheiro Paulino, não sem antes gravarem um vídeo que rapidamente ganhou as redes sociais no qual denunciavam “uma tentativa sistemática da base do governo de criar todos os embaraços possíveis para que não aconteça a fiscalização e a investigação da CPI da Saúde”.

Apesar do protesto, membros da base governista têm dado indícios de que o prazo para a atuação da CPI deve ser renovado de modo a recuperar o atraso acumulado com as mútuas acusações de suspeição trocadas entre Sérgio Louback e Christiano Huguenin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CPI da Saúde | saúde | Câmara Municipal de Nova Friburgo
Publicidade