CPI da Saúde: atividades devem ser retomadas

Justiça concedeu efeito suspensivo ao agravo de instrumento que interrompeu as atividades da comissão em março deste ano
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
CPI da Saúde: atividades devem ser retomadas

Após cinco meses de inatividade, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Saúde) em Nova Friburgo voltou a ser notícia nos últimos dias com a decisão do desembargador estadual Camilo Ribeiro Rulière, que concedeu efeito suspensivo ao agravo de instrumento, suspendendo a decisão judicial que interrompeu as atividades da comissão, no último dia 8 de março.

Entre outras ponderações, a decisão do desembargador afirma que “toda a exposição do agravante demonstra que o atraso nos trabalhos da CPI só traz prejuízo a população de Nova Friburgo, na medida em que deixa de apurar a existência, ou não, de inconsistências nos procedimentos licitatórios da área da saúde”.

Buscando respaldo no inciso III do artigo 527 do Código de Processo Civil de 1973, atual artigo 1019, inciso I do Novel Diploma, o desembargador considera que compete “ao Poder Judiciário zelar pelo princípio da efetividade”, e por isso “deve ser atribuído efeito suspensivo ao presente agravo de instrumento, a fim de que seja suspensa a decisão agravada, até o julgamento do recurso”.

De acordo com o propositor e presidente da CPI, vereador Cláudio Damião, “tão logo seja publicada a decisão, vamos retomar nossos trabalhos imediatamente”. A representação do prefeito Rogério Cabral, por sua vez, aguarda ser comunicada formalmente a respeito da decisão, para que possa se pronunciar a respeito.

A CPI precisa concluir suas atividades e divulgar relatório até o fim da atual legislatura. Pouco antes da interrupção dos trabalhos, cinco meses atrás, um novo cronograma havia sido aprovado, determinando que restariam 46 dias de atuação por parte da comissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CPI | CPI da Saúde
Publicidade