CPI da Saúde apresenta relatório final nesta quarta-feira

Documento será votado e deve ser apreciado por todos os vereadores ainda este ano
terça-feira, 06 de dezembro de 2016
por Alerrandre Barros
Câmara Municipal de Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Câmara Municipal de Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga indícios de irregularidades na gestão da rede municipal de saúde de Nova Friburgo fará a leitura do relatório final das investigações nesta quarta-feira, 7, às 8h, na Câmara Municipal. No mesmo dia, o presidente da CPI, vereador Cláudio Damião (PSol), apresentará seu voto em separado que também será submetido para avaliação dos membros da comissão.

“Eu fiz investigações que divergem sobre alguns conteúdos que serão apresentados no relatório da CPI, da relatora Vanderleia Lima (DEM). Por isso, farei um voto separado. Os membros da comissão podem escolher o meu voto ou o dela. Em seguida, o presidente da Câmara, Marcio Damazio, vai ser notificado para marcar sessão específica, ainda este ano, para apreciação de todos os vereadores”, explicou Damião.

A apresentação do relatório foi remarcada para esta quarta-feira, 7, porque o prefeito Rogério Cabral havia obtido liminar que cancelou a leitura do documento marcada para o último dia 16 de novembro. Cabral argumentou, na ocasião, que a CPI não estaria cumprindo requisitos jurídicos e teria sido estendida sem ter passado pelo crivo da Câmara Municipal. Damião recorreu, e, no dia 30 de novembro, o juiz Fernando Luís Gonçalves de Moraes, da 2ª Vara Cível de Nova Friburgo, revogou a liminar.

Cláudio Damião enfrentou grande resistência da base governista antes de conseguir aprovar a instauração da CPI no dia 13 de agosto de 2015, em sessão ordinária na Câmara. A investigação foi aberta para apurar supostas irregularidades na compra de medicamentos e na manutenção de equipamentos médico-hospitalares e alegações de omissão e negligência no atendimento à população.

O documento que autorizou a abertura da CPI foi assinado por apenas oito dos 21 vereadores de Nova Friburgo: professor Pierre, Zezinho do Caminhão, Gabriel Mafort, Wellington Moreira, Grimaldino Narcizo (Cigano), Renato Abi-Râmia e Ricardo Figueira, além do próprio Cláudio Damião. A proposta ainda contava com um abaixo-assinado a favor da investigação com de 16.500 assinaturas da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CPI da Saúde | Câmara Municipal de Nova Friburgo
Publicidade