Country Clube lança campanha para restaurar a Chácara do Chalet

Sócios e não sócios estão convidados a participar do projeto, que inclui sorteio de carro 0km e título temporário de brinde
sábado, 20 de outubro de 2018
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
O Chalé do Country: patrimônio histórico brasileiro (Arquivo AVS)
O Chalé do Country: patrimônio histórico brasileiro (Arquivo AVS)

“Nossas raízes são feitas das nossas histórias”. Essa foi a ideia que inspirou o convite do Nova Friburgo Country Clube ao lançar a campanha Amigos do Chalet. O chamado é dirigido a sócios e não sócios para participarem da restauração da Chácara do Chalet, patrimônio histórico brasileiro e um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados da cidade. Os participantes da campanha concorrem a um Toyota Prius 0km, e os não sócios ainda ganham de brinde um título temporário do clube por dois meses.

Segundo Roosevelt Concy, presidente do Country, desde 2008 a direção do clube vem identificando a necessidade de realizar obras no chalet, ainda que várias intervenções tenham sido feitas anteriormente com o objetivo de preservar o prédio. No entanto, devido o elevado custo, as obras eram mais paliativas, insuficientes mesmo para garantir a segurança de uma construção centenária.

“Em novembro de 2011, o Nova Friburgo Country Clube foi palco do II Encontro Nacional de Gestores de Jardins Históricos, que trouxe à cidade estudiosos e profissionais de diversas partes do país ligados a questões de proteção e preservação de sítios históricos. No encontro, esteve presente o dr. Andrey Rosenthal Schlee, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que fez questão de vistoriar toda a propriedade e constatar a situação crítica em que se encontrava o Chalet. No encerramento do evento, Rosenthal recebeu das mãos do presidente do clube, na época, Antonio Baptista Filho, toda a documentação, sobre a situação financeira do clube, além de todos os levantamentos e mapeamentos de danos, bem como do projeto de restauro do Chalet.”

O diretor assumiu o compromisso de lutar pelo clube e no início de 2013, já na gestão de Júlio César Celles Cordeiro, o Country recebeu a visita técnica do Iphan. Em abril foram iniciadas as obras emergenciais, para restaurar a estrutura responsável pela sustentação e equilíbrio da edificação. Em 2014, o clube atendeu aos requisitos de contrapartida e reparou elementos danificados do imóvel e seu entorno. Entretanto, ao se deparar com questões administrativas mal resolvidas da empresa contratada para realizar a obra, o clube deixou clara a sua insatisfação, e em 2016, quando parte do reboco de um dos cômodos desabou, o Iphan descredenciou a empresa e a obra foi paralisada.  

Pela memória e história da cidade

A solução encontrada para retomar as obras e salvar o Chalet foi realizar uma campanha para sensibilizar os sócios, uma ideia do sócio e empresário Joilson Wermelinger, encampada por seus familiares. “O Joilson sugeriu que um grupo de sócios se cotizassem para comprar um carro e fazer uma rifa, que acabou resultando na criação da campanha Amigos do Chalet. O movimento cresceu, a Toyota nacional, através da ToyoSerra (representante em Friburgo) se engajou na campanha e doou 50% do recurso necessário para comprar o carro. Qualquer pessoa, sócio e não sócio compra um cupom (com direito a cinco números, ao custo de R$ 500, valor que pode ser dividido em 5 vezes no cartão de crédito) e concorre a um Toyota Prius 0km, um dos veículos mais modernos do país, que vale R$ 128 mil. O não sócio, além de concorrer ao carro, vai poder desfrutar, junto com a família, das dependências e serviços do clube, por dois meses, como sócio temporário”, explicou Roosevelt, esperando que a estratégia também funcione como um atrativo para novos sócios. “Afinal, ninguém fica indiferente à beleza, ao bem-estar e conforto que o clube oferece”, completou.

De acordo com Roosevelt, a adesão oficial de A VOZ DA SERRA, Rádio Sucesso e InterTV animou o grupo empenhado na campanha, e vem despertando a atenção do público. “Precisamos sensibilizar a cidade e seus moradores para a importância da manutenção do clube, um espaço que desperta a admiração de turistas de todo o país. Apesar de ser um clube particular, ele tem as portas abertas, diariamente, para visitantes, com entrada franqueada. Nos feriados, milhares de turistas descem dos ônibus para passear pelas alamedas e se encantar com os jardins, lagos, rios, fontes, toda a fauna e flora que habitam aquele espaço. Isso é um privilégio que as pessoas precisam reconhecer e valorizar. E ter o sentimento de pertencimento, de que tudo aquilo ali é um bem precioso que pertence a todos nós. Os friburguenses e moradores, em geral, precisam, urgentemente, se dar conta de que também é responsável por aquele imenso parque, situado bem no coração da cidade, acessível a todos, para passeios, descanso, meditação, e não apenas para sócios. Afinal, gerações e mais gerações viveram momentos importantes de suas vidas ali, guardam muitas lembranças daqueles jardins e isso não pode ser esquecido. Por isso não canso de repetir: Nossas raízes são feitas das nossas histórias”, reiterou, Roosevelt.         

Memória

Ao contrário do que muitos pensam, a casa de campo da família do Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, denominada Chácara do Chalet, não foi construída para servir de moradia, mas para eventos sociais. No casarão construído na mesma época, em frente à Praça Getúlio Vargas, a família passava temporadas durante o verão, e no Chalet, realizava festas, bailes, concertos, quando a aristocracia carioca e membros da realeza se encontravam. A expressão máxima desses eventos era o imperador D. Pedro II, acompanhado da esposa, a imperatriz Thereza Christina.

Portanto, há mais de 150 anos, numa extensa área de 3,87km², foi criado um lugar destinado ao encontro de pessoas, à difusão de conhecimento, através da história e da arte. Esse futuro foi traçado, ainda que sem essa intenção, no século 19, para ser o que ele é hoje — uma joia preciosa no coração do município: o Nova Friburgo Country Clube, fundado em 1957.  

Roosevelt Concy ressalta que o Country está além dos padrões de um clube social, convencional. Trata-se de um empreendimento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um dos jardins mais bem cuidados e preservados do país. Não se restringe a oferecer aos sócios, piscina, sauna, quadras, salão de festas, teatro, entre outros atrativos comuns em clubes.

“O Country é um clube-jardim que abriga um chalet com arquitetura inspirada no estilo francês, em perfeita harmonia com tudo que o cerca. Portanto, sua construção é sinônimo de história, memória e arte, o que torna o lugar muito mais do que um espaço destinado ao entretenimento e lazer. Por seus 200 mil metros² se estende uma rica vegetação, compondo um conjunto paisagístico criado e elaborado por Glaziou (paisagista francês Auguste François Marie) com mais de 90 mil metros quadrados de ajardinamento”.

Parceria

Esta reportagem é a primeira de uma série a ser publicada por A VOZ DA SERRA, apoiador cultural oficial da campanha. A partir de terça-feira, 23, o jornal passa a estampar na capa a logomarca Amigos do Chalet, até o dia do sorteio.

Mais informações sobre o certame na secretaria do clube (22) 2522 9552, situado na Avenida Conselheiro Julius Arp, 140, Centro. Também no site www.amigosdochalet.com.br. O sorteio será realizado no dia 15 de dezembro de 2018, autorizado pela Caixa Econômica.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade