Dalva Ventura
Poderia ter sido pior, muito pior. A esta altura, o Nova Friburgo Country Clube, um patrimônio da cidade, com mais de cem anos de história, poderia simplesmente não existir mais. Seus belos lagos foram totalmente destruídos, assoreados pela lama e pelo esgoto que deslizaram pelas encostas do Parque São Clemente. Os patos, gansos e outras aves que passeavam pelo lago, conferindo um charme a mais ao clube, conseguiram escapar, protegendo-se nas partes mais altas da ilha. Mas, os peixes que faziam a alegria das crianças morreram.
A força da água e os deslizamentos também destruíram o quiosque localizado na parte mais alta do lago. Felizmente, o outro quiosque, onde as crianças gostam tanto de brincar, foi preservado. Foram, ao todo, seis barreiras que desceram sobre o lago superior, derrubando árvores centenárias, que acabaram por bloquear o acesso ao lago. A pedido do clube, uma empresa particular da cidade já começou a remover os destroços. Além disso, o calçamento nas alamedas foi bastante danificado.
Graças às obras realizadas recentemente pela direção do clube no telhado do casarão, o imóvel permaneceu intacto. Até então, nem precisava chover muito. As goteiras eram inúmeras e, se nada fosse feito, em pouco tempo as belas pinturas do teto e das paredes certamente já não existiriam mais, destruídas pela umidade.
Na verdade, toda a população de Nova Friburgo tem muito a comemorar, pois o maior de seus patrimônios históricos e culturais continua firme e de pé.
Deixe o seu comentário