Corujão e Vargem Alta vencem as semifinais e decidem a Supercopa SAF

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Corujão e Vargem  Alta vencem as semifinais e decidem a Supercopa SAF
Corujão e Vargem Alta vencem as semifinais e decidem a Supercopa SAF

Vinicius Gastin

Se existe alguma lógica no futebol, ela prevaleceu nas semifinais da Supercopa SAF. Corujão e Vargem Alta confirmaram o favoritismo, derrotaram os adversários nas semifinais e decidem o título da competição no próximo domingo, 7, a partir das 10h, no Estádio Marcio Branco, no Stucky. O time de Olaria terá a vantagem do empate por ter feito a melhor campanha da primeira fase. Na preliminar da grande final, Saudade e Amparo disputam a terceira colocação.


Corujão x Amparo: primeiro tempo de muitos gols

Favorito por ter conquistado a primeira colocação na primeira fase, o Corujão entrou em campo apenas com a missão de não perder. Entretanto, o time de Olaria queria mais. O Amparo até esboçou uma pressão nos instantes iniciais de partida, mas, através de rápido contra-ataque, o Corujão conseguiu uma falta na intermediária aos dois minutos. Se a bola parada é o forte do alvinegro do quarto distrito, o alvianil não deixa por menos: Deivid escorou o cruzamento para abrir o placar. Três minutos depois, a história não foi diferente. O Amparo atacou, mas quem marcou foi o Corujão, através de Cleiton. Para quem jogava pelo empate, abrir 2x0 em cinco poderia ser a garantia de classificação. Não fosse pelo gol do Amparo aos 12 minutos, com uma boa contribuição do goleiro em falta cobrada por Rodrigo. O início eletrizante tornou o jogo aberto e disputado. As equipes brigavam por cada jogada e o árbitro teve um pouco mais de trabalho para acalmar os ânimos. Aposta alvinegra, o atacante João Gabriel, artilheiro da Supercopa, apareceu pela primeira vez aos 24 minutos, finalizando para fora. O nervosismo aumentou com o passar do tempo e depois de um lance na lateral do campo, o técnico Djalma Lopes, do Amparo, foi tirar satisfação com o juiz. O Corujão aproveitou o momento de instabilidade do adversário para marcar o terceiro gol. Com um pouco de sorte, é verdade: Royser tentou cruzar da esquerda e acertou o alvo. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar. O quarto poderia ter saído na sequência, mas Egmar desperdiçou. Mas nenhuma chance foi tão clara quanto a de João Gabriel, que recebeu livre na pequena área e mandou por cima.

Placar não  mexe no segundo tempo

Restava ao Amparo marcar três gols e não sofrer nenhum. Uma tarefa complicada contra uma das melhores defesas do torneio, mas talvez não impossível para o ataque mais positivo. A primeira boa chance apareceu na jogada característica da equipe, a bola parada. Rodrigo cobrou falta e desta vez o goleiro segurou firme. De fato, não importava a distância. Até mesmo do campo de defesa o time do quarto distrito alçava a bola para dentro da grande área rival. Aos 14 minutos Fabrício salvou o segundo gol em cima da linha. Em seguida, João Gabriel tentou, mas foi travado na hora do chute. Recuado, o Corujão marcava forte e vez ou outra arriscava um contra-ataque. Em um deles, o time de Olaria carimbou a trave. Pouco depois, Marcio tentou de letra, mas parou no goleiro. O camisa 10 chegou a driblar o camisa 1 adversário na jogada seguinte, mas perdeu o ângulo e bateu para fora. O Amparo sentiu o cansaço, mas persistiu. Aos 33, quase descontou em cobrança de falta. Os chutes de longa distância tornaram-se alternativa contra a fechada defesa do Corujão, bem como os cruzamentos à grande área. Desta forma, o alvinegro tentaria pela última vez com Rodrigo. O time de Olaria apenas administrou o resultado e esperou o apito final para comemorar a classificação.


Saudade x Vargem Alta: equilíbrio na etapa inicial

Na outra semifinal, a vantagem do empate era do Saudade, mas o favoritismo vestia branco. Precisando vencer, o Vargem Alta tomou a iniciativa e encontrou pela frente uma verdadeira muralha roxa e branca. O primeiro lance de real perigo aconteceu aos sete minutos, após cruzamento da esquerda não alcançado por Wilian. A barreira formada pela defesa do Saudade, entretanto, sucumbiu ao talento de Juninho. O camisa 19 recebeu na grande área, teve tempo de ajeitar, girar e bater para marcar o primeiro gol. O placar não mais interessava ao time do Bairro Ypu e a postura mudou. Adriano trabalhou pela primeira vez aos 12 minutos, em chute forte de longa distância. Apesar da maior presença no campo de ataque, o Saudade era pouco efetivo, mas contou com a sorte em lance, no mínimo, estranho. Uma bola mal recuada pelo zagueiro surpreendeu Adriano, que não conseguiu evitar o gol de empate. Novamente em vantagem, a equipe roxo e branco retornou à tática inicial e os lances polêmicos provocaram algumas discussões. Todos eles envolveram Juninho, a principal opção ofensiva do Vargem Alta. Aos 32, o atacante recebeu na grande área, se chocou com o zagueiro e caiu. O árbitro marcou simulação e mostrou cartão amarelo. No último minuto, um cruzamento partiu da direita em direção a Juninho, que caiu na área. Novos protestos de jogadores e torcedores, ignorados pelo juiz.


Heitor entra e comanda o Vargem Alta

O Vargem Alta retornou dos vestiários com apenas uma alteração. E não precisou mais do que isso. A entrada de Heitor deu mais qualidade ao meio-campo e as oportunidades surgiam. A primeira delas foi desperdiçada por Juninho. Pouco depois, Wilian tentou de cabeça e o goleiro defendeu. Ainda faltava caprichar no último passe e o técnico Ivo França resolveu mexer novamente no setor ofensivo, lançando Diogo e Anderson Alves. Os erros de passe proporcionavam os contra-ataques ao Saudade. Aos 20 minutos, Dodô recebeu em profundidade, passou pelo goleiro Adriano, mas perdeu o ângulo na hora do chute. O lance, que poderia ter resolvido o jogo, acordou o Vargem Alta. João tentou de calcanhar, mas parou no arqueiro roxo e branco. Dono do meio-campo, Heitor chamou a responsabilidade e ameaçou a meta adversária em dois chutes de longa distância. Mas foi na bola parada, aos 30 minutos, que ele acertou o alvo e colocou o Vargem Alta em vantagem no placar. A possível reação do Saudade tornou-se difícil com a expulsão de Fabiano e ficou ainda mais complicada quando Juninho arrancou pela esquerda, passou pela marcação e bateu cruzado para marcar o terceiro, aos 39. O time do Bairro Ypu não se entregou e conseguiu diminuir de falta já nos acréscimos. No lance do gol, Adriano bateu com a cabeça na trave e o jogo foi paralisado por três minutos. Recuperado, o experiente goleiro do Vargem Alta ainda teve tempo de afastar dois cruzamentos à grande área, garantindo a vaga ao time da zona rural.

 

 

Técnicos destacam entrosamento

Julio César e Ivo França falam da expectativa para a decisão


Finalistas, Corujão e Vargem Alta possuem alguns pontos em comum. Ambos balançaram as redes 15 vezes e sofreram relativamente poucos gols — o Corujão oito e o Vargem Alta, 11.  O time de Olaria venceu seis partidas contra quatro do adversário que, em compensação, perdeu apenas uma vez. O equilíbrio entre os dois times finalistas pode ser explicado por outra característica semelhante: o entrosamento.

"Temos um grupo forte e a união é muito grande, independente de quem entra jogando. A base vem atuando junto há bastante tempo e agregamos apenas mais quatro jogadores para a Supercopa”, destaca o técnico Julio César de Figueiredo.

Ivo França, treinador do Vargem Alta, foi além e ressaltou a qualidade do banco de reservas de sua equipe. Durante o jogo da semifinal contra o Saudade, quase todos os atletas foram utilizados. "Todas as partidas foram difíceis. Como precisávamos da vitória, nos lançamos ao ataque e ficamos vulneráveis na defesa. Apostamos no banco de reservas e o resultado foi favorável, até pela postura que tivemos no segundo tempo. Nosso time joga junto há muito tempo. Os jogadores são pessoas de caráter, comprometidos com a causa, e isso nos faz mais fortes.”

Curiosamente, as duas equipes se enfrentaram na primeira rodada da Supercopa SAF. Em jogo equilibrado no Estádio Eduardo Guinle, o Vargem Alta venceu por 1x0. Para ser campeã, a equipe da zona rural precisa derrotar o Corujão novamente. Embora tenha a vantagem do empate, o técnico do time de Olaria promete buscar a vitória. "A expectativa é de que o nosso time mantenha a tranquilidade. Não ganhamos nada ainda, mas vamos jogar para vencer e ganhar o título, respeitando o nosso adversário.”

O comandante do Vargem Alta prefere não fazer previsões e destaca a expectativa para o aguardado duelo. "Vai ser um grande jogo. Eram os favoritos para chegar à decisão. Temos qualidade e o time deles também. O torcedor que vier ao estádio vai assistir a um bom espetáculo.”

 

O artilheiro João Gabriel, do Amparo, passou em branco na semifinal

 

Jogadores do Vargem Alta comemoram o primeiro gol contra o Saudade

 

O time roxo e branco lutou até o fim, mas não conseguiu o gol de empate

 

Um dos favoritos ao título, Vargem Alta terá que vencer o Corujão para levar a taça

 

O público compareceu em bom número ao Estádio

Marcio Branco: fato deve se repetir na grande decisão









CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade