Corrida de rua neste domingo comemora aniversário de Friburgo

Inclusão social é uma das características da prova, que tem variados percursos
sexta-feira, 17 de maio de 2019
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
Evento de atletismo chega à quinta edição, e integra comemoração pelos 201 anos do município
Evento de atletismo chega à quinta edição, e integra comemoração pelos 201 anos do município

Pelo quinto ano, o aniversário de Nova Friburgo é comemorado também com pelo menos uma competição esportiva de atletismo. A Corrida e Caminhada pelo Aniversário de Nova Friburgo será no próximo domingo, 19, em comemoração aos 201 anos da cidade.

As inscrições estão abertas, e há as opções das corridas com percursos de cinco e dez quilômetros e a caminhada com três quilômetros. A largada será às 10h, na Praça Getúlio Vargas, e a expectativa é contar com centenas de participantes de variadas partes do Brasil. E até mesmo de outros países, como já aconteceu em edições anteriores.

Para participar é preciso se inscrever na Farmácia Estação Saúde ou no site www.ativo.com. A organização do evento é de Reginaldo de Azevedo, campeão da Maratona Internacional do Rio de Janeiro e conhecido atleta da cidade. “Nós fazemos um evento para que todos possam participar, e por isso tem também a opção de caminhada. Também valorizamos a inclusão social, com as participações de atletas paraolímpicos, cadeirantes, portadores de necessidades especiais e outros. O percurso é acessível para que todos possam participar, sejam atletas profissionais ou amadores. Agradecemos às empresas patrocinadoras e à prefeitura pelo suporte”, destaca Reginaldo.

Os percursos

O percurso de três quilômetros irá até a altura da sub estação da Energisa, na Avenida Euterpe Friburguense. Já os atletas dos cinco quilômetros vão retornar no trevo de Duas Pedras e os de dez quilômetros seguirão até o ciep de Conselheiro Paulino.

Um dos atrativos da prova é o trajeto plano, que possibilita a participação de pessoas que não treinam com tanta frequência, ou não possuem a preparação de atletas de alto nível.

Toda a prova será cronometrada, com direito a troféus e premiação para todos os inscritos. Além da divisão por distância, haverá ainda a premiação por faixa etária, que varia de 15 a 85 anos. São 14 no total. Os campeões gerais do masculino e feminino, do primeiro ao quinto lugar, ganham troféu especial e brinde.

Inclusão

 Um dos participantes inscritos, que promete dar uma aula de superação e desportividade, é Manoel Jesus. Cadeirante, ele participa de eventos desde a Caminhada da Paz, ainda com perna mecânica, e já esteve presente em duas corridas com a cadeira de rodas.

Manoel vai participar da Corrida do Aniversário de Nova Friburgo pela terceira vez, e além da prática esportiva, sua presença na corrida será um alerta para a necessidade urgente de melhoria da acessibilidade nas ruas de Nova Friburgo e do Brasil.

“Eu vou participar pelo menos do início da prova e um pouco do retorno, pois com a cadeira eu não tenho condições de fazer todo o percurso. A partir desse ano pretendo estar mais em atividade, participando inclusive de eventos em outras cidades, e estou buscando uma cadeira adaptável. Mas o objetivo é fazer também um papel social. Sabemos que na nossa cidade e em muitas outras do país, muitos cadeirantes nem saem de casa, porque não há condições de mobilidade nas ruas. Temos que chamar essas pessoas para corrermos atrás de melhorias”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: corrida
Publicidade