Correria de consumidores dá lugar a ruas tranquilas e sem trânsito

domingo, 04 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Correria de consumidores dá lugar a ruas tranquilas e sem trânsito
Correria de consumidores dá lugar a ruas tranquilas e sem trânsito

O tumulto de consumidores nas ruas de Nova Friburgo no período das festas de fim de ano tem sido uma marca registrada do fim de dezembro. Trânsito congestionado, lojas e mercados cheios e filas nos caixas eletrônicos foram uma cena comum em vários pontos da cidade, principalmente nos dias que antecederam o Natal. A redação de A VOZ DA SERRA chegou a receber queixas sobre a desordem que imperou no trânsito durante o período e as várias irregularidades cometidas por muitos motoristas, como avanço de sinal e estacionamento irregular.

Passada a correria para a compra de presentes e produtos alimentícios típicos para a ceia natalina e de ano-novo, as ruas e estabelecimentos lotados deram lugar à tranquilidade que costuma pairar na cidade nesta época. Calçadas vazias, grande oferta de vagas para estacionar e pouco movimento nas lojas e mercados contrastam com o excesso de veículos e pessoas circulando pelas ruas até o início desta semana. 

Vale destacar que a calmaria nas ruas da cidade já é de praxe nesta época, já que muitos friburguenses têm optado por passar a virada do ano na Região dos Lagos. Além disso, muitos turistas que vêm para a cidade ficam em hotéis e pousadas mais afastados do Centro e não costumam circular pela cidade neste período.

 

O tumulto de consumidores nas ruas de Nova Friburgo na semana passada contrasta com a calmaria dos últimos dias


Várias empresas e lojas da cidade começam o ano em ritmo de recesso

O ano de 2015 começa em ritmo de férias coletivas em vários estabelecimentos de Nova Friburgo. Basta dar uma volta pela cidade para constatar a grande quantidade de avisos de recesso afixados em estabelecimentos de comércio e serviços de vários pontos da cidade. Imobiliárias, escritórios, órgãos públicos e até lojas de rua, bares e restaurantes suspenderam as atividades no fim de dezembro e só retornam ao expediente na próxima segunda-feira, 5, ou posteriormente. 

A prática tem sido usual na cidade já há alguns anos e divide as opiniões dos friburguenses. Isso porque o excesso de estabelecimentos em férias coletivas neste período acaba contribuindo para o esvaziamento turístico e econômico do município. Sem contar que acaba frustrando quem opta por ficar na cidade e os turistas que passam as festas de fim de ano no município. A redação de A VOZ DA SERRA tem recebido algumas queixas sobre o crescente costume pelo fato de estar na contramão das ações de incentivo ao turismo local. Moradores mais antigos, inclusive, destacam que o recesso de estabelecimentos comerciais era algo inconcebível em décadas passadas. 

 

Diversos estabelecimentos exibem comunicados de férias coletivas nesta época




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade