Corpus Christi deve mobilizar 15 mil pessoas em Friburgo

Serão usadas 30 toneladas de sal para produzir os 81 tapetes que se estenderão pela Avenida Alberto Braune e Rua Moisés Amélio
quarta-feira, 03 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Os tapetes começam a ser confeccionados de madrugada e seguem em exposição durante a tarde (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
Os tapetes começam a ser confeccionados de madrugada e seguem em exposição durante a tarde (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, 4, a solenidade de Corpus Christi. Em Nova Friburgo, sede diocesana, a tradicional programação está prevista para começar às 6h, com a confecção dos tapetes, e se encerrar às 15h, com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso.

Todos os anos milhares de fiéis se reúnem em frente à Paróquia São Bento Abade, no Bairro Ypu, para o momento que é composto pela celebração eucarística, adoração ao Santíssimo, procissão e três bênçãos com o Santíssimo: uma no altar, outra em frente à Prefeitura e, por fim, em frente à Catedral São João Batista.

De acordo com a organização, serão montados 81 tapetes, na metragem 6x4, sendo que cada um gasta uma média de 15 sacas de sal, com 25 quilos cada. Os tapetes são feitos por paróquias, pastorais, comunidades e movimentos católicos, instituições católicas e alguns setores da sociedade. Segundo dados dos organizadores, um público de aproximadamente 15 mil pessoas é aguardado ao longo da programação em Nova Friburgo.

A temática de 2015 segue o Ano Eucarístico Diocesano Missionário, com o tema “Eucaristia e Missão”, e o lema “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). As atividades começam às 6h com a produção dos tapetes, seguida de abertura oficial com o vigário episcopal da sede da diocese, padre Fábio Felippe, às 7h. No período da tarde, concentração às 14h, na Paróquia São Bento Abade, no Bairro Ypu, para a missa às 15h, com o bispo diocesano e sacerdotes. O encerramento está previsto para as 18h, com show católico com a banda do movimento Fanuel.

Ano eucarístico

No dia 19 de junho de 2014, Dom Edney instituiu o Ano Eucarístico Missionário Diocesano, que teve como tema “Eucaristia e Missão”. Ao longo deste período até o encerramento, nesta quinta-feira, diversas atividades foram realizadas, como a peregrinação à Paróquia Santíssimo Sacramento e o Congresso Eucarístico Diocesano, realizados em Cantagalo.

A proposta do Ano Eucarístico segue as orientações do Papa Francisco, que pede uma “Igreja em saída”. Pensando nisso, a temática envolve a comunhão e a missão, conforme explicou Dom Edney na Semana Santa 2015: “A Eucaristia é sacramento de missão, pois nos leva ao encontro do outro. Receber a Comunhão para represá-la em nós mesmos, não tem sentido”.

Corpus Christi

Foi instituído em 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV e significa “Corpo de Cristo”. Este momento é comemorado sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade e tem o objetivo de celebrar a Eucaristia.

A celebração teve origem em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornillon teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa Urbano IV, através da bula “Transiturus” estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que até hoje são usados durante a celebração.

Em Nova Friburgo as comemorações de Corpus Christi começaram há aproximadamente cem anos, no Colégio Anchieta. A partir de 1969 se estenderam pela Rua General Osório, Praça do Suspiro até a Catedral. Em 1974 os tapetes foram transferidos para o trajeto atual.

  • Equipes de instituições de toda a cidade confeccionam os tapetes (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Equipes de instituições de toda a cidade confeccionam os tapetes (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Os tapetes começam a ser confeccionados de madrugada e seguem em exposição durante a tarde (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Os tapetes começam a ser confeccionados de madrugada e seguem em exposição durante a tarde (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Equipes de instituições de toda a cidade confeccionam os tapetes (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Equipes de instituições de toda a cidade confeccionam os tapetes (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: religião | Corpus Christi | cerimônia | comemoração | celebração | ritual | tapete de sal
Publicidade