Inaugurado há quatro meses, o Destacamento de Bombeiro Militar de Teresópolis (2/16 DBM) já reduziu em 50% o tempo-resposta para as solicitações de salvamento na região da RJ-130. Com o novo destacamento, o tempo entre a solicitação e salvamento de atendimento até os limites de área foram reduzidos de 1h15 para 30 a 25 minutos. Sua localização estratégica, entre Teresópolis e Nova Friburgo, significou mais rapidez e, consequentemente, mais vidas salvas.
"A RJ-130 tem grande fluxo veículos que trafegam em velocidade alta, mas não é atendida por nenhuma concessionária. Ela depende inteiramente do socorro dos bombeiros. Com um quartel baseado de forma estratégica no ‘meio do caminho’, o atendimento a esses eventos de alta gravidade se tornam muito mais eficientes”, explicou o comandante da unidade, capitão Ian Manso da Silva.
Até o fim de maio, 156 atendimentos foram realizados pelo batalhão — 71 deles referentes a acidentes de trânsito, sendo a queda de motos o mais frequente.
Localizado na altura do quilômetro 28 da RJ-130, em Bonsucesso, a unidade conta com uma viatura Auto Socorro de Emergência (ASE), uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) e uma viatura Auto Rápido (AR) (viatura multifuncional).
De acordo com o comandante Manso, o destacamento possui um efetivo total de 19 militares, mas conta também com o reforço de voluntários do Programa de Reforço Operacional. São oito a nove militares compondo o socorro por dia. A previsão é que uma parcela dos novos militares formados pelo CBMERJ seja destinada à unidade.
E a população do entorno também está sendo preparada para auxiliar o trabalho da corporação. Segundo o comandante, a unidade realiza instruções de moradores com treinamentos e orientações sobre prevenção e combate a queimadas. Além disso, serão realizadas ações sociais nos colégios próximos, buscando uma aproximação e formação das crianças e adolescentes regionais acerca de socorro comunitário.
Deixe o seu comentário