O 6º Grupamento de Bombeiros Militar realizou a troca de comando no início da tarde desta segunda-feira, 13, em Nova Friburgo. A solenidade aconteceu no quartel da corporação na Praça da Bandeira, bairro Vila Nova, e reuniu autoridades militares, políticas e representantes da sociedade civil.
O então subcomandante, tenente-coronel Fábio dos Santos Gonçalves, de 39 anos, assumiu o comando da unidade, cargo até então ocupado pelo coronel Vitor Leite da Silva, que assumirá o comando regional serrano do Corpo de Bombeiros, em Petrópolis.
Nascido em Campos dos Goytacazes, o novo comandante estava há quatro anos como sub-comandante do 6º GBM. “Estou há 11 anos na corporação e é uma enorme satisfação ser nomeado comandante. Não sou friburguense, mas tenho essa cidade no coração. Esta equipe é uma referência e espero corresponder a todas as expectativas e poder melhorar o atendimento externo e interno”, disse ele, em entrevista para A VOZ DA SERRA.
Filho de Ronaldo da Silva Gonçalvez e Arlete dos Santos Gonçalves, o novo comandante, antes de iniciar sua carreira militar, em 1999, foi nadador. Já como bombeiro, passou pelos grupamentos de São Gonçalo e Itaperuna e, em 2004, foi promovido a 1º tenente. Em 2006, veio para Nova Friburgo como capitão e, em 2010, participou dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, em Vancouver, no Canadá, ganhando duas medalhas.
Um dos momentos mais marcantes de sua carreira, entretanto, foi em 2011, quando recebeu a medalha Força e Coragem pelos trabalhos de ajuda na recuperação de Nova Friburgo, assolada pelas fortes chuvas de janeiro daquele ano. Em 2016, além da promoção, Fábio terá outro momento especial: ele foi um dos escolhidos para carregar a tocha olímpica durante passagem do símbolo esportivo por Nova Friburgo no próximo dia 30 de julho.
Durante a cerimônia, o coronel Vitor Leite da Silva, na função desde junho de 2015, se despediu da corporação. “Agradeço a Deus pelo dom da vida, aos meus amigos, familiares e meus oficiais combatentes que ajudaram o grupamento durante a minha gestão. Enquanto estive aqui não recebi somente uma missão, mas um grande presente; meus amigos combatentes, cada qual com seu talento, técnica e profissionalismo”, pontuou.
Além de discursos, a solenidade foi marcada pela execução do hino nacional e do Corpo de Bombeiros, homenagens aos comandantes e seus familiares. Dentre algumas das autoridades presentes na cerimônia estavam o secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, o coronel De Moraes e empresários e autoridades militares do próprio Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Marinha.
Deixe o seu comentário