Dando início ao Programa de Interiorização dos Grupos de Música da Universidade Federal Fluminense, o Coro Jovem da UFF sobe a serra e homenageia a cidade de Nova Friburgo nas comemorações pelos seus 195 anos de fundação. A apresentação musical será realizada na sexta-feira, 17, às 19h30, na Catedral São João Batista.
O Programa visa expandir as atividades dos conjuntos de câmara, integrados ao Centro de Artes UFF (em Niterói), pelas várias cidades do estado do Rio de Janeiro, onde a Universidade Federal Fluminense mantém polos universitários e unidades de ensino.
Atualmente, o Coro Jovem é constituído por 40 integrantes e vem se apresentando com frequência e sucesso de público, em teatros de Niterói e cidades vizinhas. Com um repertório eclético, une a música renascentista, o clássico e a música brasileira contemporânea.
Para o programa do concerto, em homenagem a Nova Friburgo, foram selecionadas as seguintes composições: Ave Maria (Tomás Luís de Victoria); Capriciata a tre voci e Cuntrapunto bestiale ala mente (Adriano Banchieri); Jesus bleibet meine Freude (J.S.Bach); Abschiedslied (J. Brahms); Romaria (Renato Teixeira/arranjo de Kaleba); Procissão da chuva (Cacilda Borges Barbosa); Rosa Vermelha e Rosa Amarela (folclore brasileiro); Baião (Edino Krieger) e Eu sei que vou te amar e Berimbau (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).
O regente é Márcio Paes Selles com acompanhamento musical e corregência de Peri Santoro. São 50 min. de apresentação na Catedral São João Batista, situada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, telefone (22) 2522-1764. Entrada gratuita. LIVRE
Sobre a criação e os concertos programados para 2013
Criado em 2007, o Coro Jovem da UFF tem como principal objetivo o encontro social, através da prática do canto coral, entre a comunidade externa e a comunidade interna da própria UFF. Para seus integrantes não há limite de idade, o que causa surpresa para muitos que esperam, por causa do nome do coro, assistir a uma apresentação de crianças ou adolescentes: o coro é jovem de espírito, de cabeça e cheio de vontade de expressar a alegria de viver, cantando.
O Programa de Interiorização dos Grupos de Música da UFF visa a expandir as atividades dos conjuntos de câmara, integrados ao Centro de Artes UFF (em Niterói), pelas várias cidades do estado do Rio de Janeiro, onde a Universidade Federal Fluminense mantém polos universitários e unidades de ensino. Estão programadas, para o ano de 2013, dezessete apresentações musicais divididas pelos municípios de Santo Antonio de Pádua, Campos dos Goitacazes, Macaé, Rio das Ostras, Angra dos Reis e Volta Redonda. Nova Friburgo, onde está localizada a Faculdade de Odontologia da UFF, receberá, além do Coro Jovem, as visitas do Conjunto Música Antiga da UFF e do Quarteto de Cordas da UFF, nos próximos meses.
Deixe o seu comentário