A 10ª edição da Festa da Flor de Nova Friburgo começa amanhã, 20, e promete colorir o Clube de Xadrez com o melhor do que é produzido em Vargem Alta — localidade que concentra centenas de floricultores das mais variadas espécies e é referência na produção de flores de corte no Estado do Rio e no Brasil. Um pouco desta variedade é o destaque do evento, que prossegue até domingo, 23, das 10h às 22h, e deve atrair cerca de 900 visitantes por dia.
Animado com mais uma edição da festa, o produtor José Manoel de Almeida levará para o clube um pouco de sua vasta produção que inclui girassóis, crisântemos, gérberas, astromélias e copos-de-leite, entre outras espécies. "A festa é de uma importância incalculável para que nossas flores sejam conhecidas em outros lugares”, diz ele, que produz cerca de duas mil dúzias de flores ao mês em seu sítio com mudas importadas da Holanda. O resultado são espécies exuberantes que poderão ser apreciadas por quem visitar o evento.
A produtora Maria Jorgelane Freiman Heckert também está confiante no sucesso da já tradicional festa pela visibilidade que traz ao setor. "Muita gente não conhece Vargem Alta e o que produzimos aqui. Parte desse trabalho é mostrado na Festa da Flor, que serve como uma vitrine e nos aproxima do público. Eu e meu marido não abrimos mão de participar e minha filha já foi inclusive Princesa da Flor”, conta ela, nascida e criada na localidade e há 17 anos trabalhando como floricultora.
Evento será uma vitrine da floricultura friburguense
O público que for ao evento poderá conferir exposições de flores, plantas, hortifrutigranjeiros e artesanato, entre outras atrações. Trata-se de uma ótima opção para ver o resultado dos avanços implantados na floricultura friburguense como a modernização das técnicas de cultivo e a diversificação da produção. "Temos um clima excelente que permite produzir uma variedade de espécies. Cada uma delas exige um cuidado específico e passou a ter uma melhor qualidade após o uso de fertilizantes biológicos e irrigação pelo sistema por gotejo”, explica José Manoel.
As novas tecnologias vêm ao encontro dos expressivos números do segmento, que movimenta cerca de R$ 800 milhões por ano no Estado do Rio, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Em Nova Friburgo, são 220 produtores cadastrados e uma área aproximada de 300 hectares plantados de flores de corte, o que corresponde a 60% da produção fluminense. O município também é um dos principais fornecedores da Cadeg, no Rio de Janeiro.
A 10ª Festa da Flor é apresentada pela Prefeitura de Nova Friburgo, realizada pela Afloralta e patrocinada pelo Sebrae, Energisa e SAF, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca, Secretaria de Agricultura e Pecuária, Emater-Rio e Ceasa. A produção está a cargo da Teia de Eventos. A festa tem entrada franca e menores somente acompanhados do responsável.
Deixe o seu comentário