Texto: Flávia Namen
Fotos: Regina Lo Bianco
O distrito de Vargem Alta é uma das principais referências do estado na produção de flores de corte. São crisântemos, rosas, hortênsias, palmas e uma variedade de espécies que fazem da localidade um exuberante reduto de cores e aromas. A beleza do cultivo em larga escala sempre mereceu um olhar atento da fotógrafa Regina Lo Bianco, que tem uma série de registros evidenciando o visual privilegiado do distrito. Nem os problemas decorrentes da catástrofe ocorrida há dois anos tiraram o encanto da localidade, que continua cercada de estufas com espécies dos mais variados matizes e aquele perfume inconfundível.
Além do charme, a floricultura de Vargem Alta é um segmento que movimenta a economia de Nova Friburgo. O município concentra quase a metade de toda a área cultivada na Região Serrana e possui cerca de 220 floricultores que produzem anualmente 2,5 milhões de maços (dúzias) de flores. Por conta disso, os preços cobrados são os mais baixos do estado, estimulando a compra de flores para presentear e decorar ambientes.
Vale destacar que o setor vem registrando um crescimento significativo, comercializando anualmente cerca de 50 mil toneladas de flores de corte e vaso, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma das razões pode ser atribuída ao acréscimo de pontos de venda no país, mas o consumo brasileiro de flores ainda é pequeno em comparação a outros países. O gasto no país é de US$ 7 per capita enquanto que em alguns países da Europa chega a US$ 100. Os números revelam que o setor ainda deve continuar em crescimento em 2012, já que o hábito de comprar flores para presentear e decorar o lar vem se tornando cada vez mais freqüente entre os brasileiros.
Deixe o seu comentário