Cordeiro, Macuco e Cantagalo terão Feira de Desenvolvimento Sustentável

terça-feira, 30 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A 2ª Feira de Desenvolvimento Sustentável da Região Centro-Norte fluminense acontecerá de 3 a 5 de dezembro, em Cordeiro, Macuco e Cantagalo. A feira é uma parceria da Associação Brasileira Portland e das prefeituras destes municípios, e tem como objetivo realizar ações nas áreas de educação ambiental, desenvolvimento social e saúde.

No dia 4, às 19h, haverá premiação do 2º Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável, em Macuco. O tema desta edição é reciclagem e coleta seletiva do lixo. A realização do concurso tem como objetivo estimular a mudança de hábitos nos jovens para assumirem atitudes responsáveis com relação ao meio ambiente, através da leitura, da pesquisa, e da criação de trabalhos utilizando formas de expressão como desenho, pintura, redação e fotografia. O concurso é voltado aos alunos dos cursos de educação infantil ao ensino fundamental do 2º segmento, matriculados nas escolas estaduais, municipais e particulares dos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco.

Será realizado, neste mesmo dia, o Projeto Ação Saúde, voltado à saúde e bem-estar da comunidade. O evento é organizado em conjunto com as secretarias de Saúde dos municípios e oferece gratuitamente à população consultas e exames em mais de dez especialidades. Cada estrutura de atendimento terá 15 tendas, divididas nas seguintes especialidades: saúde da mulher, vigilância em saúde, saúde da criança, tuberculose e hanseníase, saúde do homem, saúde do idoso com Hiperdia, D.S.T. e HIV, atenção básica e saúde bucal, captação para doação de sangue e atenção psicossocial. Os exames de saúde que serão oferecidos ao público são testes de glicemia, aferição de pressão arterial, e índice de massa corpórea. O evento acontecerá simultaneamente e com a mesma estrutura nos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, das 8h às 17h.

Nos três dias de evento haverá, ainda Cozinha Brasil, programa do Sesi, criado em 2004, com o objetivo de ensinar a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício, combinando três ingredientes fundamentais, qualidade, economia e sabor. O caminhão-escola da Cozinha Brasil tem como objetivo treinar cerca de 250 pessoas por dia. Os cursos serão de curta duração e acontecerão de 8h às 17h, dias 3, em Cantagalo, 4, em Cordeiro e 5 de dezembro, em Macuco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade