Copa muda rotina de friburguenses nos dias de jogos do Brasil

Repartições, agências bancárias, comércio, ônibus: alguns serviços adotarão horário ou esquemas especiais
sábado, 16 de junho de 2018
por Dayane Emrich (dayane@avozdaserra.com.br)
Copa muda rotina de friburguenses nos dias de jogos do Brasil

Os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia, que teve início nesta quinta-feira, 14, e segue até 15 de julho -- vão alterar a rotina de muita gente com as mudanças nos horários de funcionamento de alguns serviços. Em Nova Friburgo, a prefeitura informou que as repartições públicas municipais também terão o expediente reduzido nos dias em que a seleção canarinho entrar em campo.

Nos dias que os jogos forem pela manhã, o expediente vai começar às 13h, indo até 18h. Já quando os jogos forem à tarde, o funcionamento das repartições começará às 9h e será encerrado às 13h. Serviços essenciais, como unidades de saúde e Mobilidade Urbana, funcionarão normalmente.

Já o governo do estado definiu os horários para os dois jogos do Brasil na fase de grupos que caem em dias de semana. A estreia do Brasil é neste domingo, 17, contra a Suíça, quando as repartições não funcionam. Para a partida do próximo dia 22, uma sexta-feira, às 9h, diante da Costa Rica, ficou definido o recesso durante o dia inteiro. Já no jogo contra a Sérvia, próximo dia 27, às 15h, as repartições estaduais abrirão às 9h e fecharão às 13h.

Nas repartições públicas federais, a portaria do Ministério do Planejamento definiu que quando os jogos forem realizados pela manhã, os servidores devem trabalhar a partir das 14h. Já quando as partidas ocorrerem à tarde, o período de trabalho será encerrado às 13h.

Bancos

As agências bancárias funcionarão em dois turnos nos dias de algumas partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) prevê quatro horas de funcionamento ao invés das cinco obrigatórias. Os bancos deverão afixar em suas agências, com pelo menos dois dias úteis de antecedência, o horário especial de atendimento nos dias dos jogos da seleção.

A recomendação é para que as agências funcionem das 13h às 17h nos dias em que os jogos sejam as 9h, caso do jogo contra a Costa Rica, dia 22, pela segunda  rodada de grupo. Quando as partidas forem às 11h, a orientação é para que as agências funcionem das 8h30min às 10h30min e, depois, das 14h às 16h, caso que ocorrerá se o Brasil se classificar como o primeiro do seu grupo no confronto das oitavas de final.  

Já nos dias de disputas às 15h, os bancos abrirão às 9h e encerrarão o atendimento ao público às 13h. Isso ocorrerá na partida do Brasil contra a Sérvia, na última rodada de grupo, no próximo dia 27, e se repetirá caso o Brasil chegue às quartas de finais e às semifinais da competição.

Comércio e empresas

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL), não foi firmado nenhum acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo. Por isso, o funcionamento do comércio nos dias de jogos da seleção ficará a critérios dos lojistas.

Para quem é funcionário e ainda não sabe se poderá ver as partidas no conforto do sofá de casa, a advogada Ursula Cohim Mauro, mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), explica que o empregado tem o dever de trabalhar normalmente, mesmo na hora do jogo. “Em geral, os empregadores fazem acordos informais, nos quais os funcionários são liberados mais cedo ou mais tarde. Esses acertos costumam prever uma compensação, como ficar mais tempo no trabalho no dia seguinte, por exemplo”

Transporte público

Outro serviço que terá horário modificado durante as participações do Brasil na competição será o transporte público. De acordo com a diretoria da  empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol), nos dias de jogos do Brasil, a frota em operação será normalmente programada, sofrendo reduções nos horários de realização das partidas. Informações pelo telefone 0800.886.1000 ou através do e-mail ouvidoria@faol.com.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Copa | futebol
Publicidade