Novamente sucesso, a Copa Edmond de Taekwondo teve a 19ª edição realizada no último fim de semana, no ginásio Helena Deccache, no Friburguense. Dezenas de atletas e torcedores lotaram as arquibancadas para acompanhar um show de força, equilíbrio e técnica. Após a disputa das competições, avaliadas por árbitros profissionais, a Academia SSVP faturou o título. A CTAM, do professor Giovanni Carvalho, idealizador e coordenador do evento, foi a vice-campeã. Fiterj, New Fighter e União Grande Rio completaram o pódio.
“Agradecemos a todas as academias que estiveram presentes, como também ao público, que vibrou com as demonstrações e as lutas”, comemora o agora mestre de taekwondo Giovanni Carvalho.
Além dos atletas, pais, admiradores da modalidade e demais profissionais envolvidos, o evento contou com a presença do presidente do conselho dos mestres, e também presidente da União Grande Rio, o grão-mestre 8°dan, Teófanes Alves Pereira. Das mãos dele, o friburguense recebeu a honraria da graduação de mestre.
Idealizada por Giovanni Carvalho, a Copa Edmond de Taekwondo é uma homenagem a um dos mais consagrados atletas friburguenses na modalidade. Em meados de 1995, Edmond enfrentava a rotina de preparação para mais um campeonato quando sofreu um acidente de moto próximo ao Curral do Sol e morreu no hospital dias depois.
“Comecei a trabalhar na Academia do Edmond em 1991. Ele foi um grande atleta de Nova Friburgo, conhecido mundialmente por ser faixa-preta e tricampeão carioca de taekwondo. No ano seguinte à sua morte pensei em realizar um evento de taekwondo e resolvi homenageá-lo. Eu não esperava, inclusive, que seria todo esse sucesso. A luta é muito grande, existem dificuldades para realizar o evento a cada ano”, conta Giovanni.
A primeira edição, realizada em 1º de setembro de 1996, reuniu 11 academias e um total de 200 atletas nas categorias mirim, infantil, juvenil, adulto e master. Desde então, a Copa Edmond acontece anualmente e não se restringe a Nova Friburgo, reunindo academias dos mais diversos municípios do estado. As disputas seguem exatamente as regras oficiais da modalidade.
Os Campeões da Copa Edmond
KyoruguI (luta):
Categoria mirim: Davi Araújo
Categoria infantil: Breno Rodrigues, Hideck Futigami, Pedro Henrique, João Victor Thedim
Categoria juvenil: Kevin Rodrigues
Categoria adulto: Victor Bellver, Dionatha Carvalho, Gabriel Moura.
Poonsae (sequência):
Categoria mirim: Breno Rodrigues, Hideck Futigami.
Categoria juvenil: Kevin Rodrigues.
Categoria adulto: Felipe Sanches, Wellington Gonçalves, Pedro Nascimento, Victor Bellver
Deixe o seu comentário