(SECOM) O Centro de Convivência da Feliz Idade promoveu na tarde de sexta-feira, 2 de dezembro, o seu Bingo de Natal, um baile ao som de forró e palestra com a advogada Rosangela Cassano, coordenadora administrativa e coordenadora jurídica do Centro de Referência da Mulher. Mais de cem pessoas participaram das atividades e aproveitaram a presença da advogada para conhecer os serviços do Crem.
Rosangela falou sobre a violência doméstica e familiar, e violência contra o idoso, embora a advogada não tenha conhecimento de casos contra idosos em Nova Friburgo. Foi distribuído um folder explicando o que é o Centro de Referência da Mulher, quais os seus objetivos e como é feito o atendimento. No material de divulgação há informações claras sobre o que vem a ser violência institucional, sexual, social, física e emocional.
“Violência não é só um tapa; é xingamento, é querer regular a alimentação da geladeira. Isso é violência e quem violenta pode ser preso em flagrante, independente do grau de parentesco, e a justiça pode determinar que se mantenha uma distância mínima de 50 metros. Quem ofende falando que você não serve mais para nada, é injúria. O marido que proíbe a esposa a se consultar com um médico está praticando a violência sexual. Nenhum idoso pode ser obrigado a ficar internado ou a ir morar em abrigo”, explicou a coordenadora do Crem.
Embora o número 190 da Polícia Militar seja um dos canais de apoio à vítima de violência, o Centro de Referência da Mulher atende de segunda a sexta-feira na Avenida Alberto Braune, 223 (antiga rodoviária, ao lado da Prefeitura), e o telefone para contato é (22)2525-9226. Outros telefones também devem ser anotados em locais de fácil acesso: Hospital Municipal Raul Sertã 2523-9000, Delegacia de Polícia 2533-1694, Polícia Militar 190, Conselho Tutelar 2543-6200 e Central de Atendimento à Mulher 180.
Deixe o seu comentário