Coordenador de colégio dá 6 dicas de preparação para o Enem

Provas serão aplicadas em 1.727 municípios brasileiros, entre eles Friburgo, neste domingo e no seguinte
quarta-feira, 30 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Coordenador de colégio dá 6 dicas de preparação para o Enem

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o professor e coordenador do Pensi, Pedro Rocha, elaborou seis dicas para ajudar na preparação dos alunos para a prova (veja abaixo).

As provas Enem serão aplicadas em 1.727 municípios brasileiros, entre eles Nova Friburgo, neste domingo, 3, e no seguinte, 10. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no último dia 16 os locais de prova para quem vai fazer o exame.  Os endereços são informados no cartão de confirmação que está disponível na Página do Participante, no site enem.inep.gov.br e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.

O cartão de confirmação da inscrição traz as informações pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número de sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado, ou pelo nome social.

Os candidatos que concluíram o ensino médio ou vão concluir este ano, podem usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Seis dicas para se preparar para o Enem

  • Gerenciamento de tempo

Essa é a dica-chave para ir bem no Enem. Fique atento ao horário e saiba dosá-lo. Pesquise em aplicativos o trajeto que será feito e o tempo de deslocamento até o local da prova, depois acrescente 1h30 e saia de casa com antecedência para não se atrasar. Além disso, na hora da prova, é de extrema importância se organizar e distribuir seu tempo, saber exatamente por qual disciplina vai começar e em que momento irá fazer pausas para se alimentar ou ir ao banheiro. O segredo é entender que o Enem não é só uma prova que testa seus conhecimentos, mas também a habilidade de saber gerenciar seu tempo.

  • De olho nas questões

Ainda em relação ao horário, é muito importante que o aluno não perca tempo com questões muito difíceis. Priorize acertar o maior número de questões fáceis e médias. Dedicar muito tempo às questões mais complicadas fará com que você perca minutos preciosos que poderiam ser dedicados às as questões que tem mais domínio. A minutagem no Enem é um fator decisivo!

  • Atenção à hora do lanche

Na hora de escolher os lanches para o dia da prova, opte por alimentos mais rápidos e práticos, como barras de cereal e chocolates pequenos. Dessa forma, o aluno não perde nem a concentração mastigando alimentos barulhentos, por exemplo, e nem tempo na execução da prova.

  • Organização de documentos

Separe e organize os documentos – originais e em validade viável – que serão levados no dia da prova. Outra dica importante é sempre levar mais de uma caneta esferográfica, de corpo transparente, preta ou azul.

  • Se liga na revisão

Na véspera da prova, é sempre bom reservar um tempo, na parte da manhã, para revisar alguns conceitos finais dentro de cada disciplina e ter certeza que os assuntos clássicos e recorrentes estão dominados. Na parte da tarde, o recomendável é que o aluno apenas relaxe e se distraia um pouco.

  • Descansando mente e corpo

Dormir bem e se alimentar de forma leve no dia anterior é fundamental na preparação para o Enem. Com a ansiedade e o nervosismo, muito alunos têm dificuldade para dormir cedo, mas é preciso tentar ao máximo descansar para chegar na prova o mais relaxado possível. Alimentos pesados pode ser mais um fator que dificulte o sono.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade