Cooperativa de Duas Barras homenageia ex-presidente Victorino Araújo de Barros

quinta-feira, 02 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Cooperativa de Duas Barras homenageia ex-presidente Victorino Araújo de Barros
Cooperativa de Duas Barras homenageia ex-presidente Victorino Araújo de Barros

Reinaldo Rocha

A diretoria da Cooperativa de Duas Barras, na pessoa de seu presidente, Luiz Fernando, decidiu homenagear, in memorian, na tarde do último sábado, 28, o fundador e ex-presidente da entidade, Victorino Araújo de Barros. A solenidade, além do presidente, membros da diretoria e pessoal da administração, contou com a presença de vários sócios da cooperativa, bem como de familiares do homenageado, entre os quais, a viúva Irma Pagnuzzi Araújo, visivelmente emocionada, os três filhos do homenageado, Antônio Carlos (PMDB), atual prefeito de Duas Barras, o médico Luiz Gonzaga, ex-prefeito do município, e Orlando Pagnuzzi Araújo. Também fez questão de marcar presença a primeira-dama e secretária municipal de Governo, Sônia Amélia, e o secretário de Meio Ambiente, Maurício Wermelinger, entre outros.

Logo na abertura da solenidade o presidente da cooperativa falou sobre a importância da figura de Victorino Araújo de Barros para a fundação e o desenvolvimento da entidade, que durante um período foi por ele presidida. Na sequência a viúva Irma Pagnuzzi Araújo descerrou a foto em homenagem a Victorino Araújo, ao lado do filho Antônio Carlos. Em seguida o prefeito Antônio Carlos, falando em nome da família, agradeceu a homenagem a seu pai. “A cooperativa iniciou sua construção por volta de 1967, tendo entrado em operação no início dos anos 70, e meu pai sempre esteve ligado a esta entidade, que ajudou a fundar e da qual foi um de seus presidentes. Eu e minha família ficamos bastante emocionados com a homenagem prestada pela atual diretoria da cooperativa ao meu pai, que considero ter sido bastante justa, por sua contribuição para com esta entidade, que hoje ocupa lugar de destaque em nossa sociedade. Aproveito esta oportunidade para reforçar a intenção de nosso governo de continuar trabalhando em parceria com a cooperativa, no sentido de que novas conquistas possam ser feitas em favor da entidade”, discursou.

Ao fim da solenidade, também o ex-prefeito e atual secretário municipal de Saúde, Luiz Gonzaga, agradeceu a homenagem ao pai, ao qual julgou oportuna, considerando os importantes serviços à comunidade bibarrense. Já a viúva Irma Pagnuzzi Araújo disse: “Gostei da homenagem feita ao meu marido e achei muito justa. Ele era um homem muito calmo, que trabalhou muito pelo município e era o esteio de nossa família, que ele em vida fez questão de manter unida. Sinto muito sua falta e tenho saudades dele, que acredito está junto de Deus, olhando por todos nós, por isso não contive a emoção durante a homenagem. Quero agradecer a toda a diretoria da cooperativa por essa singela lembrança”, concluiu.

Um pouco de história...

Renomado político do município de Duas Barras, patriarca da família Araújo, Victorino Araújo de Barros, se estivesse vivo, teria completado em janeiro deste ano 50 anos de vida pública, em sua maior parte dedicado à política e ao desenvolvimento do município bibarrense. Eleito pela primeira vez em 5 de outubro de 1958, por um colégio eleitoral formado por 2.157 eleitores, distribuídos em nove sessões eleitorais, Victorino Araújo de Barros (PTB) foi prefeito com um total de 1.064 votos, vencendo José Simeão Vidal (PSD), que obteve 982 votos. Como a eleição de vice-prefeito era feita em separado, foi eleito vice Elias Mussi, do PTB, com 1.063 votos, derrotando Adelino Araújo de Barros, do PSD, que obteve 937 votos.

Nesta mesma ocasião foram eleitos pela situação, representada pelo PTB, Manoel Araújo de Barros (206 votos); Álvaro de Freitas Santos (166 votos) e Manoel Rodrigues Gonçalves (132 votos). Pela oposição, representada pelo PSD, foram eleitos os vereadores Ayres de Athayde Barbosa (255 votos); Francisco de Souza Guedes (194 votos); Sebastião da Silva Charles (126 votos); Joaquim Augusto Fernandes (112 votos). Na suplência pelo PTB ficaram Geraldo de Oliveira Calvo (93 votos); Orlando Vieira de Souza (87 votos); José de Britto (79 votos); Henrique Wermelinger (72 votos); Osório Meceni (66 votos) e Augusto Baptista Lengruber (60 votos). Já pelo PSD ficaram Nelson de Souza Werneck (106 votos); Aurélio José Vieira (76 votos); Geraldo Magela Lack (68 votos); Protásio Júlio Thurler (59 votos) e Josias Fragoso Paes (58 votos).

Uma curiosidade é que naquela época nenhum político recebia salário ou verba de representação para exercer o cargo eletivo e que a Câmara de Duas Barras era formada por apenas sete vereadores. Outra curiosidade é que o vice-prefeito era eleito em separado da chapa do prefeito.

Todos os eleitos em 1958 foram empossados em janeiro de 1959, ou seja, há 50 anos. (Fonte: jornal O Estado de Niterói, de 18-10-1958).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade