Coobea de Nova Friburgo tem novo coordenador

quarta-feira, 20 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Após dezenas de denúncias apresentadas — através de vídeos e fotos — por voluntários que colaboraram nos resgates de animais em Nova Friburgo durante a catástrofe da Região Serrana, a antiga coordenadora da Coobea-NF (Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Nova Friburgo), Carla Freire, foi exonerada de seu cargo pelo atual prefeito, de acordo com a publicação de sábado, 16, do Diário Oficial. O novo coordenador, que assumiu no dia 1º deste mês, Dr. Luis Fernando Bonin, é médico veterinário especialista em animais de grande porte.

No ultimo sábado, 16, a coordenadora do Projeto Pêlo Próximo, Roberta Araújo, conversou com Bonin, e se mostrou uma pessoa preocupada com a situação dos animais e que pretende trabalhar em conjunto com os grupos de proteção animal na cidade.

— Na próxima semana, o Dr. Luis Fernando irá marcar uma reunião com todas as pessoas interessadas em colaborar com a nova Coobea e tentar resolver a situação crítica deixada pela antiga coordenação. Ele recebeu a Coordenadoria sem nenhum medicamento e com uma ninhada com surto de parvovirose. Fizemos doações de milhares de medicamentos que não foram utilizados, pois não havia veterinários no local. Queremos saber para onde esses medicamentos foram enviados, pois segundo a veterinária Carla Sassi, que trabalhou no galpão, havia no local medicamento para dois anos de atendimento. Estamos à disposição do novo coordenador para ajudá-lo no que for preciso — afirmou Roberta Araújo.

Quanto à situação dos equinos na Praça do Suspiro, questionada por Carlos Emerson, responsável pela denúncia no Blog da Serra, o novo coordenador prometeu tomar providências, mas precisa antes encontrar um local onde esses animais possam ser direcionados para receber o atendimento necessário.

Entenda o caso

Dezenas de voluntários que colaboraram nos resgates de animais em Nova Friburgo durante a catástrofe da Região Serrana denunciam que a Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Nova Friburgo estaria negando a colaboração de veterinários e voluntários em sua sede na Praça do Village. Por diversas vezes, os voluntários tentaram retornar ao trabalho de resgate (encerrados no fim de janeiro), mas foram impedidos pela coordenadora Carla Freire, sob alegação de que a Prefeitura havia proibido o resgate desses animais, apesar de muitos ainda precisarem de atendimento.

Foram apresentadas inúmeras denuncias através de fotos, vídeos e depoimentos, e o assunto chegou a ser discutido na Câmara Municipal de Nova Friburgo. Além disso, o grupo entregou aos deputados da CPI da Serra um dossiê com todas as denuncias apresentadas no Ministério Público do Rio. Nas redes sociais, o assunto Coobea-NF é um dos mais discutidos, já que diversos vídeos e fotos postados comprovam a grave situação dos animais que ainda estão no galpão da coordenadoria, causando uma grande revolta na população.

Essa situação vinha se arrastando desde o final de janeiro. Cerca de 30 animais foram retirados pelos voluntários de dentro coordenadoria, por não estarem recebendo atendimento veterinário e por maus-tratos. Além disso, a coordenadoria foi alvo de duas novas denúncias, a primeira por reduzir o horário de atendimento (11h30 às 17h30 e não funcionar nos fins de semana) e a outra por descaso com os cavalos e jumentos que são usados para passeios no entorno da Praça do Suspiro, que voltaram ao trabalho expostos ao sol forte, diante bebedouros quebrados e cercados de escombros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade