(SECOM) - Pensando no bem-estar da população da baixa renda do município de Nova Friburgo, o secretário municipal de Assistência Social e também vice-prefeito, Dermeval Barboza Moreira Neto, busca, através do governo municipal, traçar convênios e parcerias a fim de atender às necessidades desse público específico.
Em um dos primeiros encontros entre Dermeval e a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, que aconteceu em Nova Friburgo, no mês de maio, quando a Secretaria de Estado apresentou parte do projeto Secretaria Itinerante, o vice-prefeito e secretário aproveitou a oportunidade para apresentar algumas reivindicações referentes à Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente, esses pedidos já estão tendo resultados.
Há poucas semanas, o prefeito Heródoto Bento de Mello, juntamente com o vice-prefeito, Dermeval Barboza Moreira Neto e o secretário Geral de Governo, Braulio Rezende Filho, assinaram um convênio entre os governos Municipal e Estadual, no Palácio da Guanabara, sede do Governo Estadual. Na ocasião, estavam presentes o governador do Estado, Sérgio Cabral Filho, a secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva e mais 91 prefeitos fluminenses.
O convênio, assinado entre os governos municipal e estadual, através de ambas as secretarias de Assistência Social, no valor de R$ 366 mil por ano, será destinado aos programas de Atenção Integrada à Família (Paif), de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras).
Em Nova Friburgo, parte desta verba será destinada a vários projetos, como o aprimoramento de cursos e oficinas de qualificação profissional para mais de 300 friburguenses inscritos em alguns dos programas subsidiados pela Assistência Social; aos acompanhamentos socioassistencial de famílias; para o desenvolvimento de atividades culturais e de lazer para a terceira idade; para a suplementação alimentar de crianças e gestantes; também para a compra de equipamentos e manutenção de padarias e cozinhas comunitárias profissionalizantes; a implantação de novos centros de capacitação digital; além da possibilidade de distribuição de aproximadamente cinco mil cestas básicas destinadas exclusivamente às famílias atendidas pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, além do pagamento de passagens para alunos que moram distantes de algum dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) instalados no município.
Saiba mais sobre essas oportunidades
Em Nova Friburgo, existem quatro Centros de Referência da Assistência Social: nos bairros de Olaria, Suspiro, e nos distritos de Campo do Coelho e Conselheiro Paulino. A partir deste mês, estes Centros estão oferecendo cursos de: cozinheiro, panificação, artesanato e costura. No bairro de Olaria, as vagas são para cabeleireiro, barbeiro, manicure, artes e pedreiro. Já no Suspiro, há vagas para cabeleireiro, manicure, barbeiro, mecânico e música, e em Campo do Coelho, as vagas são para os cursos de terapia comunitária, conservas, horta comunitária, apicultura e fabricação de queijo. Todos esses cursos têm cerca de 20 vagas disponíveis para cada especialidade, são inteiramente gratuitos e têm aproximadamente seis meses de duração.
Os endereços dos núcleos dos Cras são os seguintes: em Conselheiro Paulino, funciona na rua Antenor Fernandes de Souza, nº 08, próximo ao Campo do Pastão. O telefone é 2533-1245. Em Olaria fica na avenida Julio Antônio Thurler, 426. O telefone é 2522-1339. O Cras de Campo do Coelho fica localizado na rua José da Rosa, nº 75 – próximo à quadra de esportes, telefone: 2543-1414 e no Suspiro, rua Plínio Casado, nº 04, ao lado do Centro de Saúde Sílvio Henrique Braune. O telefone é 2528-7274.
Oportunidades iguais para todos
Segundo o secretário Dermeval, a utilização de parte da verba do convênio para o aprimoramento de cursos de capacitação será fundamental para melhorar a qualidade dos cursos que já são oferecidos nos Cras e diversificar as modalidades dos profissionalizantes que serão implantados no município.
“O foco é dar oportunidade a quem não tem. Se a família está inscrita no programa de Bolsa-família, por exemplo, é sinal de que é carente e precisa de atenção especial. Por isso, poderá ser beneficiada também por algum destes cursos profissionalizantes ou de qualificação. Vamos tirá-la do assistencialismo e direcionar seus membros a alguma profissão”, afirma.
Ainda está nos planos do secretário implantar no município programas como Família acolhedora, Centro Dia, atividades culturais, esportivas e de lazer para pessoas portadoras de necessidades especiais e a criação de grupos de geração de emprego e renda, chamado de inclusão produtiva. Além de trazer mais recursos para melhoria habitacional.
Seis mil peças de vestuário para o Município
Também em recente encontro entre Benedita da Silva e Dermeval Barboza Moreira Neto, a secretária de Estado anunciou uma doação de aproximadamente seis mil peças de vestuários para pessoas carentes do município. Essas doações, que devem chegar nas próximas semanas à cidade, serão repassadas à Prefeitura de Nova Friburgo, numa parceria entre os Governos Federal e Estadual, oriundas de operações de fiscalização da Receita Federal.
Deixe o seu comentário