Controlado incêndio que destruiu 8 hectares de mata em Friburgo

Helicóptero e quatro equipes do Corpo de Bombeiros atuaram no combate às chamas entre Vale dos Pinheiros e Granja Spinelli
terça-feira, 02 de julho de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Controlado incêndio que destruiu 8 hectares de mata em Friburgo

O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo conseguiu controlar o incêndio que atingiu a mata entre os bairros Vale dos Pinheiros e a Granja Spinelli na segunda-feira, 1º. O fogo queimou a vegetação em uma área de 80 mil metros quadrados. Não houve feridos. Nesta terça-feira, 2, os bombeiros fazem o rescaldo e monitoram pequenos focos com helicóptero. 

Segundo o comandante do 6º GBM, tenente-coronel Thiago Alecrim, o incêndio floresta começou pela manhã e atingiu uma área montanhosa e de difícil acesso entre os dois bairros. Os focos se espalharam rapidamente. Quatro equipes da corporação foram encaminhadas ao local para evitar a progressão das chamas para o outro lado do morro. À tarde, um helicóptero veio do Rio de Janeiro para auxiliar os agentes na parte mais alta da montanha. 

“A aeronave fez uma linha fria, resfriando a parte superior do morro, justamente para evitar a propagação do fogo para o outro lado do morro. A ação foi um sucesso. Conseguimos conter as chamas nos flancos e na parte superior. Foi exitosa em grande parte pelo uso da aeronave. Hoje (terça-feira) vamos manter o monitoramento dentro dessa zona para a extinção de pequenos focos que vi pela manhã. Já direcionamos as equipes ao local”, disse o comandante. 

De acordo com Alecrim, cerca 80 mil metros quadrados (oito hectares) de área foi atingida pelo incêndio floresta. “Vamos continuar monitorando essa área. Na Granja Spinelli, há uma grande área com plantação de eucaliptos. Nós não sabemos se alguém ateou fogo intencionalmente para fazer a extração da madeira, ou se foi algum outro fator que provocou o incêndio”, afirmou o chefe do 6º GBM. 

Estiagem e incêndios

Com a chegada do inverno, Thiago Alecrim alerta a população para o período de estiagem, que é caracterizado pela pouca chuva e umidade relativa do ar baixa. Esses fatores, segundo ele, propiciam à eclosão de incêndios florestais. Por isso, o comandante dos bombeiros em Nova Friburgo faz o alerta para que a população não ateie fogo nas matas. 

“A legislação ambiental proíbe queimadas em matas. Além do necessário respeito ao meio ambiente, a gente também deve respeito às pessoas e animais que vivem nessas regiões. Eles são diretamente afetados pela fumaça, que podem causar doenças respiratórias e outros transtornos”, comentou. 

A VOZ DA SERRA aproveita para parabenizar todos os bombeiros no seu dia!

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: fogo
Publicidade