(SECOM) As escolas municipais de Nova Friburgo têm trabalhado dentro do programa pedagógico noções de trânsito com os alunos, com objetivo de se investir em um trânsito melhor para a nossa cidade, orientando os futuros motoristas a conhecerem e a respeitarem as regras do trânsito.
Dentro desse trabalho, as escolas vêm solicitando junto à Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) a presença do Agente de Trânsito dentro da sala de aula, para um bate-papo com as crianças.
No dia 20/10, a Autran esteve visitando a Escola Municipal Honório Tardim, situada em Salinas, que atende da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental.
A diretora Marilea relatou que o maior problema na comunidade é a falta de informação e os perigos da estrada, onde há um alto índice de acidentes. Há uma preocupação da escola em preparar as crianças para o trânsito, formando os futuros condutores com mais consciência e responsabilidade.
Os agentes de trânsito Adriana Silva e Alan Batista estiveram conversando com os alunos do 3º ao 5º ano, que são crianças entre 7 e 11 anos, orientando-os sobre os perigos e cuidados que se deve ter no trânsito, abordando os direitos e deveres do pedestre e do condutor. Foi enfatizado o risco que é um menor conduzir um veículo ou motocicleta, explicando sobre a necessidade de se haver toda uma preparação para esse momento, haja vista os perigos iminentes do trânsito.
Para ilustrar, foi exibido um vídeo pedagógico explicando o que é o trânsito e outro demonstrando a imprudência dos motoristas.
Ao final, os alunos ouviram o depoimento do jovem Fernando Moreira, de 19 anos, que há dois meses teve sua perna amputada por conta de um acidente de motocicleta, por estar acima da velocidade permitida.
Hoje, Fernando está consciente de seu erro. Mas quer seguir a vida e a leva com muito bom humor, usando a sua experiência para ajudar outros jovens a ter a mais prudência no trânsito.
Deixe o seu comentário