Contenção de encostas em Nova Friburgo: duas obras já concluídas, três em andamento e duas outras no início

terça-feira, 19 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Contenção de encostas em Nova Friburgo: duas obras já  concluídas, três em andamento e duas outras no início
Contenção de encostas em Nova Friburgo: duas obras já concluídas, três em andamento e duas outras no início

As obras de contenção de encostas para prevenir novos deslizamentos em épocas de chuvas fortes avançam no município de Nova Friburgo. Na Alameda Eduardo Guinle, no Paissandu, e no Bairro Jardim Ouro Preto (Matacão), elas estão concluídas e nos bairros Floresta, Jardinlândia e São Jorge continuam em andamento acelerado para entrega ainda este ano. Também devem começar este mês as obras de contenção em mais duas localidades: uma no bairro Granja do Céu, com previsão de entrega em maio de 2014, e outra no Córrego Dantas, que deverá estar pronta em outubro de 2015.

O governo do estado, em parceria com o federal, também investirá mais R$ 209,2 milhões em contenções de encostas em Nova Friburgo e Teresópolis, cujas obras estão em processo de licitação. Em Nova Friburgo serão beneficiadas as localidades Vila Nova, Duas Pedras/Lazareto, Jardim Califórnia, Jardinlândia/Subida Belmonte, Vilage, São Jorge, Parque das Flores, Praça do Suspiro/anfiteatro e Chácara Paraíso. 

Numa primeira etapa o governo do estado investiu R$ 99 milhões em contenção de encostas na cidade: foram 28 intervenções, todas já concluídas, feitas logo depois da tragédia de janeiro de 2011, localizadas em pontos considerados de alto risco: oito em Duas Pedras; seis, na Praça do Suspiro; quatro, no Clube dos 50; três na Rua Dr. Sylvio Henrique Braune (subida do teleférico), ambas no Centro; três no acesso ao Tingly; duas na Alameda Eduardo Guinle/Educandário Miosótis, no Paissandu; e duas na Rua Cristina Ziede, no Centro.

Presidente da Associação de Moradores do Santa Inês/Taurus, Oswaldo Francisco Moreira, de 71 anos, acompanha desde o início as obras no local. Ele guarda fotos de todas as etapas e conta que se sente mais seguro hoje, com a atenção e investimentos do governo do estado no município. "Ficamos ansiosos pelo início das obras e agora acompanhamos tudo de perto. Estamos muito felizes com os resultados. Afinal, sofremos muito com o temporal de 2011”, enfatizou Oswaldo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tragédia de 2011 | Encostas
Publicidade