As obras de contenção de encostas para prevenir novos deslizamentos em épocas de chuvas fortes avançam no município de Nova Friburgo. Na Alameda Eduardo Guinle, no Paissandu, e no Bairro Jardim Ouro Preto (Matacão), elas estão concluídas e nos bairros Floresta, Jardinlândia e São Jorge continuam em andamento acelerado para entrega ainda este ano. Também devem começar este mês as obras de contenção em mais duas localidades: uma no bairro Granja do Céu, com previsão de entrega em maio de 2014, e outra no Córrego Dantas, que deverá estar pronta em outubro de 2015.
O governo do estado, em parceria com o federal, também investirá mais R$ 209,2 milhões em contenções de encostas em Nova Friburgo e Teresópolis, cujas obras estão em processo de licitação. Em Nova Friburgo serão beneficiadas as localidades Vila Nova, Duas Pedras/Lazareto, Jardim Califórnia, Jardinlândia/Subida Belmonte, Vilage, São Jorge, Parque das Flores, Praça do Suspiro/anfiteatro e Chácara Paraíso.
Numa primeira etapa o governo do estado investiu R$ 99 milhões em contenção de encostas na cidade: foram 28 intervenções, todas já concluídas, feitas logo depois da tragédia de janeiro de 2011, localizadas em pontos considerados de alto risco: oito em Duas Pedras; seis, na Praça do Suspiro; quatro, no Clube dos 50; três na Rua Dr. Sylvio Henrique Braune (subida do teleférico), ambas no Centro; três no acesso ao Tingly; duas na Alameda Eduardo Guinle/Educandário Miosótis, no Paissandu; e duas na Rua Cristina Ziede, no Centro.
Presidente da Associação de Moradores do Santa Inês/Taurus, Oswaldo Francisco Moreira, de 71 anos, acompanha desde o início as obras no local. Ele guarda fotos de todas as etapas e conta que se sente mais seguro hoje, com a atenção e investimentos do governo do estado no município. "Ficamos ansiosos pelo início das obras e agora acompanhamos tudo de perto. Estamos muito felizes com os resultados. Afinal, sofremos muito com o temporal de 2011”, enfatizou Oswaldo.
Deixe o seu comentário