Contas de luz: bandeira de energia continua verde em abril

É o quarto mês consecutivo sem cobrança adicional aos consumidores
sexta-feira, 29 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Contas de luz: bandeira de energia continua verde em abril

A bandeira tarifária nas contas de energia elétrica continuará sendo a verde em abril. Portanto, sem cobrança de taxa. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 29, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A bandeira verde está em vigor desde janeiro e só é adotada quando as condições para produção de energia no Brasil estão favoráveis. Isso significa que as chuvas têm recuperado o armazenamento de água nos principais reservatórios de hidrelétricas do país e que não tem sido necessário o acionamento das termelétricas que geram eletricidade mais cara.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram as principais hidrelétricas do país, o armazenamento médio era de 41,8% até a última semana. As termelétricas entram em ação sempre que é preciso economizar água nos reservatórios das hidrelétricas devido à falta de chuvas. Quando falta água suficiente a Aneel pode mudar a cor da bandeira para amarelo ou vermelho que resultam em cobranças extras nas contas de luz, de até R$ 5 para cada 100 kWh consumidos.

As termelétricas são usinas que utilizam combustíveis, como óleo, gás natural e biomassa. Por isso a energia produzida por elas é mais cara. Todo o custo adicional das termelétrica tem sido cobertos com o dinheiro arrecadado pelas bandeiras tarifárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade