Contação de histórias para pacientes de saúde mental

terça-feira, 11 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) A equipe da Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (SME) esteve, nesta quinta-feira, 6, na Clínica Psiquiátrica Santa Lúcia, a convite da auxiliar de terapia ocupacional e mãe do prefeito, Sra. Iracema Barbosa Moreira. Encantada com o que viu na inauguração da sala de leitura da Escola Municipal Umbelina Breder de Queiroz, a Sra. Iracema fez o convite à coordenadora da Biblioteca, Márcia Machado, que, prontamente, aceitou.

Os pacientes ouviram duas histórias, “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, e “Galileu Leu”, de Adriana Didier, leitura dramatizada. Além da contação, foram realizadas brincadeiras e sorteio de livros. A integração foi visível e muitos foram proativos, participando das brincadeiras.

Segundo a terapeuta ocupacional Catarina Guida, é fundamental esse tipo de ação para que os pacientes possam se integrar e se socializar, liberando emoções positivas. A terapeuta espera que novas contações sejam realizadas em benefício dos pacientes. Inclusive, ressaltou que a instituição tem interesse em receber ações voluntárias voltadas para a arte e cultura, permitindo que as pessoas conheçam o trabalho e atendimento prestados, desmistificando a ideia que muitas pessoas têm de que a clínica é um lugar onde não se vê alegria e interação.

A Sra. Iracema se disse muito contente e satisfeita com a contação de histórias, pois não era fácil juntar os pacientes e motivá-los a participar, mas que era perceptível que o resultado da ação tinha sido o esperado.

Além da coordenadora da Biblioteca, participaram da ação a professora Cristina Costa e a animadora cultural Selma Machado, ambas da equipe da Biblioteca da SME.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade